A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, 2, uma operação para combater as fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias. O montante movimentado pelos suspeitos passa de R$ 18 milhões.
Os agentes cumprem 43 mandados de busca e apreensão em 13 Estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal.
Operação Não Seja um Laranja
Nos últimos anos, a PF identificou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” as contas bancárias, mediante pagamento.
“O lucro fácil, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos”, informou o órgão. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “laranjas”.
Ainda de acordo com a PF, esse tipo de conduta delitiva tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.
Os investigados podem responder pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.
Tentáculos
A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, instituída pela PF para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as Polícias Civis e as instituições bancárias.
Excelente operação e excelente reportagem, só pecou na foto, que se trata de um Policial Rodoviário Federal.
As instituições bancárias deveriam ficar com metade do prejuízo, aí iriam tomar alguma providência. Abrem conta para qualquer um.
Segundo o Lula, esses meninos não merecem ser punidos!
Parabéns à PF. Será que são apenas meninos querendo participar da política no Brasil?
PF está com uma prova cabal: Encontraram apenas nove digitais…