Esta quarta-feira, 14, marca a chegada de uma frente fria ao Sudeste, que avança no decorrer do dia até o Rio de Janeiro. De acordo com o serviço de meteorologia Clima Tempo, além da queda na temperatura, até o domingo, 18, os quatro Estados poderão ter ocorrência de chuvas intensas.
O avanço dessa frente fria, associado à circulação de ar que mantém a umidade, faz com que haja risco de temporais sobre o leste-sul de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Apesar de o dia ter começado abafado, os paulistas vão sentir a queda da temperatura já no período da tarde, quando os termômetros da capital devem atingir a máxima de 25ºC, uma marca bem mais baixa do que a registrada nos últimos dias.
Vitória terá calor intenso
O ar quente que predomina sobre o Sudeste tem deixado a região com temperaturas bastante elevadas. Por isso, esta quarta-feira ainda será de muito calor no norte e no leste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, com os termômetros podendo atingir a máxima de 40°C.
Entretanto, a temperatura começa a baixar em várias áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Depois de uma manhã com sol, o período da tarde e da noite se tornam instáveis, com risco de fortes pancadas de chuva, ventania e raios nestes três Estados, com alerta para as capitais, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Leia também: “Alerta: El Niño está em fase final“
Os meteorologistas também não descartam a ocorrência de chuva a qualquer hora nem o risco de temporal no Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Campinas, Sorocaba e no litoral sul de São Paulo, o que pode causar transtornos nessas áreas.