A frente fria que atinge parte do Brasil desde esta quinta-feira, 5, é responsável pela ocorrência de outros fenômenos climáticos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o país encara, nesta sexta-feira, 6, situações como declínio de temperaturas, geadas e vendaval.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A queda de temperatura, por exemplo, afeta cinco Estados:
- Rio Grande do Sul (extremo noroeste);
- Santa Catarina (oeste e norte);
- Paraná (todo o Estado);
- São Paulo (metade sul); e
- Mato Grosso do Sul (metade sul).
Conforme o Inmet, para essas áreas, o declínio de temperatura deve variar de 3º a 5ºC. “Leve risco à saúde”, avisa o instituto.
Frente fria provoca geadas no Sul
Em regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a atual frente fria é responsável por registros de geadas. Tal fenômeno está previsto para ocorrer até as 8h desta sexta-feira.
Leia mais:
A área que requer mais atenção é a que engloba as serras e parte do sul catarinense. De acordo com o Inmet, a temperatura poderá chegar a 0ºC, o que apresenta “risco de perda de plantações”.










Alertas de onda de calor e baixa umidade
A sexta-feira não vai ser apenas de reflexos da frente fria. Alertas relacionados ao calor e ao clima seco também ganham vez nos alertas do Inmet.
Leia também: “Plantação de alface é congelada depois de frio de -1,7°C em São Paulo”
Das 10h às 21h de hoje, o instituto informa que boa parte do Brasil estará sob atuação de baixa umidade. Há risco de registros de incêndios florestais.

O aviso vale, sobretudo, para o Distrito Federal e Estados espalhados por quatro das cinco regiões geográficas do país:
- Centro-Oeste
Goiás (todo o Estado), Mato Grosso (exceto o sudeste) e Mato Grosso do Sul (somente o extremo norte).
- Sudeste
Minas Gerais (exceto Zona da Mata) e São Paulo (faixa na divisa com MG).
- Nordeste
Bahia (metade oeste), Pernambuco (oeste), Paraíba (extremo oeste), Rio Grande do Norte (sudoeste), Ceará (metade sul), Piauí (exceto o extremo norte) e Maranhão (exceto o norte).
Leia também: “La Niña vai voltar?”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
- Norte
Tocantins (todo o Estado), Pará (metade sul), Amazonas (sudeste) e Rondônia (leste e sudeste).
Há, por fim, o alerta de onda de calor. De acordo com o Inmet, uma faixa que vai do sul mineiro até o sudeste amazonense vai lidar com temperatura 5ºC acima da média para esta época do ano. O aviso vai ficar ativo até o fim da noite desta sexta-feira.