A Região Sul do Brasil deve receber chuva fortes e temporais isolados devido à formação de um ciclone extratropical na Argentina neste começo de semana, especialmente entre a segunda-feira 15 e a terça-feira 16, segundo a empresa MetSul Meteorologia. Mas o centro do ciclone não chegará perto do Brasil.
A previsão é de que haja volumes altos de chuva na segunda e terça em diversas cidades do Sul brasileiro e de chegada de uma massa de ar seco. Condição que vai proporcionar melhora do tempo e o retorno do sol para boa parte dos municípios.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O ar seco será mais ameno, garantindo noites com mínimas mais baixas na segunda metade da semana, mas sem expectativa de frio intenso.
Ciclone e frente fria
De acordo com a MetSul, o ciclone a se formar sobre a Argentina vai provocar uma nova frente fria. Fenômeno esse que deve afetar parte do Brasil no decorrer dos próximos dias, sobretudo o Sul.
“Dentro de um quadro meteorológico complexo, a instabilidade decorrerá no momento inicial de um centro de baixa pressão atmosférica associado à formação do ciclone”, avisa a equipe da empresa de meteorologia. “No momento posterior, à frente fria derivada do ciclone no leste da Argentina que vai avançar pelo Sul do Brasil.”
“Quando o ciclone estiver maduro e mais intenso entre terça e quarta-feira, o sistema vai estar perto de 2 mil quilômetros ao sul de Porto Alegre”, informa a MetSul. “Portanto distante do Sul do Brasil.”
“Por isso, os seus efeitos em termos de vento de circulação ciclônica vão ser sentidos no litoral da Argentina”, prossegue a MetSul. “E não devem ter maior impacto no Sul do Brasil na metade da semana.”
Leia também: “Como entender a sensação térmica — Parte 2”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado