Nesta quinta-feira, 14, uma forte massa de ar quente ainda predomina sobre o Rio Grande do Sul. O clima abafado atua sobre os Estados do Sul até o próximo sábado 16. Porém, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), devido ao aumento da umidade, há a previsão de novas áreas de instabilidade que trarão tempestades à Região.
As fortes chuvas vão atingir o Rio Grande do Sul desde a fronteira com o Uruguai a partir do final da tarde e no decorrer da sexta-feira 15. Os meteorologistas preveem pancadas de chuva com trovoadas, rajadas de vento que podem superar os 70 km/h e também a possibilidade de queda de granizo.
Na região Sul do Brasil, o mau tempo deve persistir até a próxima quarta-feira 20. E os acumulados de chuva serão elevados; isso porque a previsão indica até 200 milímetros (mm) em algumas áreas do centro e também do oeste do Rio Grande do Sul. Já para os outros Estados da Região, o Inmet prevê volumes acima dos 100 mm na área compreendida entre Santa Catarina e o Paraná.
Além das tempestades, a Região Sul também terá queda de temperatura
Mas a partir de quarta-feira 20, conforme a previsão do Inmet, uma nova frente fria deve reforçar as áreas de chuva e uma massa de ar frio, que virá logo atrás da frente fria, deve fazer com que as temperaturas no Sul declinem. A queda nos termômetros será maior na quinta-feira 21.
A partir de sexta-feira 15, as temperaturas máximas na maior parte do Rio Grande do Sul entram em declínio. Isso devido ao aumento de zonas de nebulosidade e das chuvas, porém a sensação de mormaço deve permanecer.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
O mesmo fenômeno também deve ser registrado em áreas entre os Estados de Santa Catarina e Paraná já a partir do próximo domingo 17. Isso pode ser um alívio porque, no fim de semana, com a queda das temperaturas máximas, a onda de calor finalmente chega ao fim.