Nesta quarta-feira, 23, massas de ar com características distintas enfrentam-se numa verdadeira quebra de braço que favorece a chuva e os temporais. O clima adverso está sobre o Estado do Rio Grande do Sul (RS). Enquanto a metade sul do Estado está sob os efeitos de uma frente fria, as porções noroeste e norte gaúchas sofrem com o calor — que, inclusive, cobre grande parte do Brasil.
Por volta das 7h da manhã de hoje, segundo o MetSul Meteorologia, na zona fria do RS a temperatura era de 9,3ºC em Jaguarão; 9,6ºC em Canguçu; 11,4ºC em Bagé; 11,6ºC em Livramento; 12,3ºC em Encruzilhada do Sul; 12,7ºC em Dom Pedrito e 13,2ºC no município de Camaquã.
Quebra de braço
Já na porção sob os efeitos do calor no Estado gaúcho, os termômetros registravam 25,4ºC em Santa Rosa; 24,8ºC em São Luis Gonzaga e 24,9ºC em Serafina Corrêa — na Serra Gaúcha. Diversas cidades das regiões noroeste e norte do Estado não registraram temperaturas inferiores a 20ºC mesmo durante a madrugada. No entanto, no município de Herval, na fronteira com o Uruguai, a temperatura desceu até 7,2ºC.
Os meteorologistas alertam para o registro de tempestades com ventania e queda de granizo. Tal instabilidade afeta mais a porção Sul do Estado; no norte gaúcho predomina a ação da massa de ar quente. A região deve sofrer com alto risco de temporais — incluindo a possibilidade de vendavais capazes de destelhar imóveis da região, é a atuação da frente fria.
Zona de transição
As fortes tempestades devem ser registradas na área de transição do ar frio para o ar quente. Foram registradas células de tempestades que trouxeram temporais isolados de granizo na manhã desta quarta-feira, 23, no sul do RS e na região da Campanha. No município de Pelotas foi registrado uma tempestade de granizo nesta manhã.
A partir desta tarde até o início da quinta-feira, o risco de tempo severo deve aumentar significativamente na metade norte do Rio Grande do Sul — onde o calor permanece. Haverá maior potencial de tempestades no fim do dia ou durante o início de quinta-feira.
REGIAO SUL SEMPRE NO DRAMA METEREOLÓGICO,UAU