publicidade
Brasil

Previsão do tempo: alerta para recorde de calor em São Paulo

A capital paulista pode registrar a mais alta temperatura para o mês de agosto dos últimos 80 anos

previsão do tempo são paulo 2
O recorde de calor em São Paulo, levando em consideração apenas agosto, ocorreu em 1952 e 1955 | Foto: Freepik

O atípico calor em pleno inverno que se espalhou pelo Brasil nos últimos dias de agosto de 2023 chega ao Estado de São Paulo. A previsão do tempo indica que, nesta quarta-feira, 23, São Paulo permanece sem registros de chuva, com bastante sol e baixa umidade do ar. Os especialistas alertam para a possibilidade de que a capital paulista registre a mais alta temperatura do ano, 34ºC — o atual recorde de calor é de 32,2ºC, registrado em 16 de janeiro.

A temperatura de 34ºC no termômetro é muito acima do normal para o mês de agosto na cidade de São Paulo — a média histórica para esse mês de inverno é de 24,5ºC.

Receba nossas atualizações

As maiores temperaturas já registradas em São Paulo

Segundo os registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as maiores temperaturas já registradas em agosto na capital paulista, desde o início das medições, em 1943, foram as seguintes:

  • 33,1ºC, registrada em 1952 e 1955 (recorde histórico para agosto);
  • 33ºC, registrado em 31 de agosto de 1963;
  • 32,8ºC, registrado em 28/8/1961 e 26/8/2021;
  • 32,7ºC, registrado em 30/8/2011;
  • 32,6ºC, registado em 31/8/1994, 29/8/2011 e 24/8/2021 e
  • 32,4ºC, temperatura registrada em 25/8/2021.

Se a previsão do tempo se confirmar, hoje a cidade de São Paulo pode registrar o dia mais quente dos últimos 80 anos: 34ºC.

previsão do tempo - ondas de calor
País vai ter dia quente nesta quinta, 23 — 23/8/2023 | Foto: Reprodução/Freepik

A semana termina com virada no tempo

Apesar do calor recorde, os habitantes do Hemisfério Sul ainda estão no inverno. Assim, a partir da noite de quinta-feira, com a chegada da frente fria proveniente do Sul, o vento gélido deve começar a predominar sobre a cidade, indicando a mudança no tempo. Os paulistanos deverão registrar um aumento significativo da nebulosidade e queda acentuada da temperatura.

Temperatura invertida

A quinta-feira 24 deve registrar temperatura invertida. O fenômeno ocorre quando o dia começa com altas temperaturas e vai esfriando até, ao anoitecer, chegar à temperatura mínima prevista. Os meteorologistas preveem também chuva fraca no decorrer na noite de quinta-feira, e na madrugada da sexta-feira, 25 de agosto.

Contudo, a queda mais acentuada da temperatura será percebida ao longo do fim de semana, quando os efeitos de uma nova massa de ar polar advinda do Sul do país alcançarem a capital paulista. Depois de uma semana tórrida, o último fim de semana de agosto será de frio intenso na região metropolitana de São Paulo.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade