Uma forte massa de ar polar avança pelo Brasil e traz uma frente fria que influenciará as condições climáticas, especialmente no Centro-Oeste e no Norte do país. O fenômeno, conhecido localmente como friagem, causa uma queda acentuada nas temperaturas em regiões normalmente quentes e úmidas. A empresa Climatempo divulgou a previsão do tempo nesta terça-feira, 6.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Sul do Brasil, a previsão indica geadas — fenômeno comum durante a passagem de massas de ar frio intensas. O próximo sábado, 10, deve registrar geada entre o norte do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas cairão significativamente, o que possibilita a formação de geada em áreas rurais e baixadas.
No domingo 11, a massa de ar polar continuará atuando, com previsão de geada na Serra da Mantiqueira e do sul de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul. A Campanha Gaúcha, conhecida por suas baixas temperaturas, também está sob alerta de geada. Os eventos podem impactar culturas sensíveis ao frio.
A frente fria continental se deslocará até a faixa norte do país, o que leva ar frio para boa parte dos Estados. Estudos mostram que a friagem é comum no inverno, o que causa bruscas alterações nas condições meteorológicas e desconforto para a população, além de impactos na agricultura e saúde pública.
Frente fria traz temperaturas abaixo da média
Segundo a Climatempo, a friagem é uma forte entrada de ar frio vindo do Sul, que penetra nos trópicos. O fenômeno provoca sensações térmicas mais baixas do que o habitual. “A friagem provoca uma queda abrupta nas temperaturas, trazendo sensações térmicas mais baixas do que o habitual”, afirmam os estudos.
Além de influenciar a faixa norte, a frente fria não trará chuva para grande parte dos Estados, mas terá um impacto significativo nas temperaturas. É importante destacar que a massa de ar polar será intensa, especialmente no Sul do Brasil.