A formação de um ciclone ao sul do Rio Grande do Sul e a chegada de uma frente fria trarão mudanças significativas no clima da Região Sul do Brasil nos próximos dias.
Durante a semana, o ciclone formará uma frente fria que provocará chuvas intensas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta terça-feira, 20.
A semana começou com chuva no Rio Grande do Sul por causa de um sistema frontal, que manteve nuvens carregadas sobre o Estado, na segunda-feira 19. Contudo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou acumulados de chuva relativamente baixos nas seguintes cidades gaúchas:
- Bagé (9,2 mm);
- Dom Pedrito (8,2 mm);
- Santa Vitória do Palmar (8,2 mm);
- Barra do Chuí (7,2 mm); e
- Canguçu (4,2 mm).
As chuvas devem se intensificar e se espalhar pela Região Sul ao longo da semana, com a formação de uma nova frente fria a partir da quarta-feira 21, o que traz volumes maiores de chuva.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A frente fria afetará Santa Catarina e Paraná, o que alivia os dias secos e quentes registrados no oeste e no norte paranaense. Em Curitiba, no sábado 24, são esperados cerca de 50 mm de chuva. Isso deve melhorar os índices de umidade relativa do ar.
O fenômeno trará chuvas intensas e risco de tempestades, inicialmente concentradas no Rio Grande do Sul — especialmente de Pelotas a Uruguaiana. Até o domingo 25, os acumulados de chuva podem alcançar de 100 mm a 150 mm em todos os Estados do Sul. As tempestades geram alto risco de alagamentos e transbordamento de rios.
Rajadas de vento acompanham a frente fria
🌬️ Frente fria se afasta e uma região de cavado se forma sobre o RS.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) August 20, 2024
⛈️ Nesse processo, instabilidades se forma e provoca chuvas de até forte intensidade, que podem ocorrer na forma de tempestades.
🗺️ + mapas: https://t.co/BBca5S8lMn pic.twitter.com/lqloo78RBt
Rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h podem atingir o leste gaúcho, nesta quarta-feira, 21. O fenômeno ocorre antes das chuvas intensas previstas para o fim do dia, com possibilidade de descargas elétricas e queda de granizo, que podem causar danos localizados. As áreas costeiras também devem entrar em alerta, especialmente para atividades de pesca, que se tornam arriscadas nestas condições.
Depois da passagem do ciclone e da frente fria, uma nova massa de ar frio avançará sobre o Sul do Brasil. Os moradores do Rio Grande do Sul devem sentir o fenômeno, especialmente a partir da sexta-feira 23, com temperaturas inferiores a 10°C.
Leia também: “Não foi o aquecimento global”, reportagem de Myllena Valença publicado na Edição 220 da Revista Oeste
No sábado, a massa avançará e fará as temperaturas caírem significativamente no Paraná e em Santa Catarina. A serra catarinense deve ser a mais atingida, onde os termômetros podem atingir mínimas de 1°C, com risco de geadas pontuais durante a madrugada de domingo 25.
Embora o frio desta frente fria não seja tão intenso quanto o registrado na semana passada, ele representará uma queda significativa das temperaturas, em comparação aos dias anteriores, que registraram calor intenso.