A previsão do tempo para o Rio Grande do Sul é a chegada de uma frente fria, com chuva e temporais no oeste e sul do Estado persistindo nas próximas horas desta terça-feira, 12.
As chuvas devem persistir até a quinta-feira 14. Além de altos volumes de chuva, o território gaúcho também será atingido por ventos fortes e queda de granizo.
Nesta terça, a frente fria fica em condição semi-estacionária no Rio Grande do Sul à medida que é bloqueada por ar mais seco e quente sobre o Brasil. Chove muito em algumas áreas do oeste e da metade sul. A instabilidade também deve alcançar pontos do centro do estado até o fim do dia.
Previsão do tempo: novo ciclone extratropical à vista
No centro e no nordeste do Rio Grande do Sul, a previsão do tempo é de aumento de nuvens e rotação do vento para o sul com rajadas acentuadas de queda de temperatura. Mas não chove por lá.
Uma baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul na quarta-feira 13.
Ela vai reforçar a chuva sobre o Estado com pancadas localmente fortes a torrenciais em diversas regiões, e elevado risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento forte.
Leia também
Da quinta-feira 14 a sexta-feira 15, o centro de baixa pressão migra para o Atlântico e se transforma em ciclone extratropical.
Ele vai causar uma frente fria com chuva e temporais isolados em Santa Catarina, Paraná, parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país, de acordo com o site de meteorologia Metsul.
A circulação de umidade do fenômeno trará chuva forte e volumosa para a metade leste do Rio Grande do sul na quinta-feira, com muito vento e frio. Na sexta-feira, o tempo melhora e o sol volta a aparecer no Estado.