A Fuvest, a Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (USP), divulgou nesta segunda-feira, 22, a lista com os nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada. Das 8.147 vagas para os mais de 180 cursos oferecidos pela instituição pública, metade é para cotistas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os aprovados devem realizar a matrícula virtual entre as 8h de 29 de janeiro e as 16h de 1º de fevereiro. Aproximadamente, 30,8 mil candidatos se classificaram para a segunda fase das provas, realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro.
A relação dos aprovados na segunda chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro..
Confira a lista com os nomes dos novos calouros da USP, disponível no site da Fuvest.
A USP é considerada uma das instituições de ensino superior mais importantes da América Latina, razão pela qual o seu vestibular é o processo seletivo mais concorrido do país.
Leia também: “Vestibular da USP somente com escritoras em leituras obrigatórias: como isso afeta o ensino?”
Quem são os cotistas
A USP disponibiliza cotas para negros, pardos, indígenas e alunos de escolas públicas. Do total de vagas, 50% são para a concorrência ampla, enquanto a outra metade é reservada para aqueles que concluíram o ensino médio em rede pública.
Dentro das vagas destinadas a alunos de escolas públicas, 37,5% delas são exclusivas para candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas.
2ª chamada e lista de espera
A divulgação da lista dos aprovados na segunda chamada será realizada no dia 14 de fevereiro.
Além disso, os candidatos têm a opção de concorrer a vagas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Outra alternativa é solicitar a vaga por meio da manifestação de interesse na lista de espera, sendo possível incluir os nomes entre os dias 26 e 27 de fevereiro.
Haverá três convocações a partir da lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes.