A gaúcha Maria Eduarda Brechane, estudante de jornalismo, de 19 anos, foi eleita na noite desse sábado 8, na cidade de São Paulo, a Miss Universo Brasil. A futura jornalista gaúcha superou outras 26 candidatas à 15ª coroa nacional da beleza para o seu Estado. Tradicionalmente, as maiores concorrentes à premiação máxima dentre os concursos de beleza no país são as gaúchas, que sempre chamam atenção dos telespectadores durante os estágios do concurso.
O concurso Miss Universo Brasil já teve 69 edições, e as concorrentes do Rio Grande do Sul são as maiores campeãs. No ranking nacional, as gaúchas estão no topo da lista, seguidas pelas representantes dos Estados de Minas Gerais, com nove vitórias; e de São Paulo e Rio de Janeiro, Estados empatados cada qual com oito título de miss. Depois de receber a premiação no sábado, Maria Eduarda Brechane vai representar o Brasil no concurso de Miss Universo 2023, em El Salvador, na América Central.
Quem ficou em segundo lugar?
O segundo lugar no pódio da beleza nacional ficou com a representante do Estado de Mato Grosso, Bárbara Reis; e, na terceira colocação, Vitória Brodt, Miss São Paulo — nascida na em Porto Alegre —, levou a medalha de bronze. Vitória, apesar de ser gaúcha, decidiu defender as paulistas no concurso nacional de beleza.
Maria Eduarda tem chances reais de se tornar a terceira brasileira a conquistar a coroa do Miss Universo. Isso porque a primeira vencedora brasileira do concurso de beleza que julga as mulheres mais belas do mundo foi Iêda Maria Vargas — uma gaúcha. Iêda conquistou a coroa em Miami Beach, Estados Unidos. Depois dela, foi a vez de a concorrente natural da Bahia, Martha Vasconcellos, pôr a coroa ao fim do concurso de Miss Universo de 1968. Martha, que também venceu o concurso celebrado em Miami, desbancou outras 64 candidatas de todo o mundo. Agora é a vez de Maria Eduarda.
Bem melhor que o Mr. Holanda 2023
Bem melhor que a Mr.Holanda 2023…