Os pais de Filippo de Castro Morgado tomaram um susto quando o menino começou a ler sozinho as placas dos carros. Na época, ele tinha menos de 3 anos de idade. Em julho deste ano, com 5 anos, o gênio brasileiro foi aceito no Mensa. A instituição se dedica a quem é considerado com alto Q.I.
Relacionadas
“O choque veio quando ele leu a placa dos carros no estacionamento do prédio, aos 2 anos e meio”, conta Roberta de Castro, mãe de Filippo. “A gente estava descendo para passear, ele parou, pediu para esperar e começou a ler todas as placas até chegar ao nosso carro.”
Filippo mora com Roberta na zona oeste da cidade de São Paulo. Ela enviou os laudos do pequeno gênio para a aprovação da instituição no mês passado. Além dele, o grupo brasileiro do Mensa tem pouco mais de 2 mil inscritos. De acordo com o G1, quase 60 deles têm menos de 18 anos de idade.
Gênio brasileiro aprende inglês sozinho
Aos 3 anos, o garoto já havia aprendido sozinho a falar inglês. Em 2021, Roberta e Leonardo Morgado, pai de Filippo, decidiram levar o menino a uma neuropsicóloga. Na época, com 4 anos e 7 meses, ele foi submetido ao teste de Q.I. com metodologia não verbal.
No teste, ele alcançou o porcentual de 99% em laudo e Q.I. 134. Os resultados comprovaram a genialidade do menino e atestaram que a idade cognitiva dele era igual a de uma criança de 7 anos e 8 meses.
Inteligência e frustração
Roberta relata, entretanto, que a grande inteligência do garoto também traz problemas. “Muitas vezes acham que a superdotação é a galinha dos ovos de ouro, mas não sabem o que é quando ele tem um problema emocional, porque aquilo que ele pensou não aconteceu”, comenta. “Essas crianças tendem a ter uma frustração muito grande.”
Difícil de acompanhar
Além disso, é um desafio para os país dar suporte aos anseios de aprendizagem do menino. O problema muitas vezes também ocorre nas atividades em casa.
“Nesta semana ele está na casa do pai, mas ele foi para lá dizendo que o pai dele tinha que ensinar para ele raiz quadrada de números negativos”, comenta. “Eu falei graças a Deus que não sou eu.”
População com habilidades especiais no Brasil
Em todo o Brasil, pouco mais de 24 mil habitantes já foram identificados como de altas habilidades, segundo a Agência Brasil. Contudo, estudos internacionais estimam um número mais cem vezes maior.
Será ele autista? meu neto aos 3 anos, hj tem 4 é autista, já ordena todas as letras do alfabeto, sabe todos os números, ler placas de carros, a mãe conta uma história infantil que ele memoriza a história e a conta, não sabe ainda ler, como autista meu neto se diferencia das demais crianças normais. Fillipo é um gênio, os pais terão problemas para achar um colégio a altura da sua inteligência.
Concordo, Vanildo !
São sempre muito bem vindos ao nosso mundo. Torço para que os pais consigam dar-lhes com firmeza, as balizas morais de que necessitam para colocarem essa genialidade a serviço das demais pessoas.
Filippo para PR em 2.052 – tá com 5 anos e para ser candidato à PR precisa ter 35 anos de idade – vamos ter que esperar então 30 anos para votar no Filippão.
Espero que ele não frequente uma universidade pública no Brasil, para não ser emburrecido por professores esquerdistas.
Que lindo! Muito sucesso.