O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o segundo a votar nesta quinta-feira, 22, no julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos relacionados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato.
Em março, na esteira das anulações das condenações de Lula, a Segunda Turma do STF analisou um habeas corpus apresentado pela defesa do petista e considerou Moro suspeito, por 3 votos a 2 — esta foi a decisão julgada pelo plenário da Corte nesta tarde. No dia 15 de abril, o Supremo referendou a decisão de anular as condenações de Lula na Lava Jato, por 8 a 3.
Leia mais: “Maioria do STF decide que processos sobre Lula vão para Justiça do DF”
Mendes divergiu do relator, Edson Fachin, e votou pela manutenção da suspeição de Moro. O magistrado criticou a iniciativa de Fachin de submeter a decisão da Segunda Turma da Corte sobre o ex-juiz ao plenário do STF. Para Gilmar, não haveria essa necessidade e o assunto já estaria resolvido.
“Não fica bem uma subversão processual dessa ordem. Não é decente. Não é legal. Esse tipo de manobra é um jogo de falsos espertos. Isso não é bom”, afirmou Mendes. “Trata-se de caso com julgamento iniciado e já finalizado pela Segunda Turma. […] O plenário não pode tudo e não pode modificar a decisão proferida pela Segunda Turma.”
Leia também: “Fachin afirma que discussão sobre parcialidade de Moro fica ‘esvaziada’”
um sacripanta em meios a fraudes intelectuais e morais desse lamaçal chamado ‘stf’.
Muito triste assistir todo dia um espetáculo de safadeza desses bandidos do STF, sem que possamos fazer NADA. Acho que um país quando chega nesse ponto(assistimos isso na Venezuela), é a desmoralização total, dando a entender que até às forças armadas estão cooptadas, uma vez que ninguém tem poder acima desses crápulas.
Não é legal e decente é a bandidagem do Gilmar a favor de bandidos. Pior é que esse senhor levou o STF a status de escritório de defesa da bandidagem.
O MALDITO, Gilmar Mendes, esse psicopata travestido de juíz, quer vingança porque ele não admite que Moro tenha ficado maior que ele, esse anão moral.
O cara ainda é estupido com o colega, como o foi com Kassio Nunes. Tipo estranho, e o tal do decano Celso dizia que autoritário e nazista era Bolsonaro. Afinal isso é nossa Suprema Corte nesta nossa democracia? Importante ler entrevista do dr. Ives Gandra Martins na Gazeta do Povo de hoje, respeitosa com a Corte mas com severa critica e sugerindo a convocação de ministros do STF à CPI DA PANDEMIA do Senado Federal.
Parece piada este bandido falando de decência. É um cretino sem vergonha na cara, deveria estar a sete palmos de profundidade.
“Não é decente, não é legal, é um jogo de falsos espertos.” Parabéns Sr. Sapão! Concordo que o STF é tudo isso mesmo!!!