Em uma decisão inusitada, a TV Globo decidiu alterar sua grade de programação desta quinta-feira, 2, e cancelar a exibição de três novelas para transmitir o jogo que pode dar o título do Campeonato Brasileiro ao Atlético-MG. A partida será mostrada para o Estado de Minas Gerais.
A equipe não conquista a competição há 50 anos, desde 1971. O Atlético enfrenta o Bahia às 18 horas, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.
Atendendo a um pedido da emissora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o jogo em uma hora — inicialmente, a partida começaria às 19h. Para mostrar a provável festa dos atleticanos, a Globo cancelou a exibição das novelas Malhação, Nos Tempos do Imperador e Quanto Mais Vida, Melhor.
Bahia x Atlético-MG terá uma cobertura especial da Globo de Minas. A transmissão começará logo depois da reprise da novela O Clone, já no fim da tarde. Depois do jogo, às 20h, vai ao ar uma edição especial do telejornal MG2, com a repercussão do quase certo título brasileiro do Atlético.
Edições especiais dos capítulos das novelas cancelados hoje estão sendo preparadas pela Globo Minas para sexta-feira 3.
Depois de disputar 35 jogos pelo Brasileirão, o Atlético-MG lidera o campeonato, com 78 pontos e um aproveitamento de mais de 74%. A equipe tem oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Flamengo (70).
Ao time do técnico Cuca, basta vencer o Bahia hoje para assegurar o título independentemente de outros resultados. Com um empate em Salvador, o Atlético precisará torcer para o Sport pelo menos empatar com o Flamengo na sexta-feira. Ou terá de derrotar o Bragantino, no domingo 5, no Estádio do Mineirão.
No último fim de semana, a Globo sofreu uma derrota histórica no Ibope para o SBT, que transmitiu a final da Copa Libertadores da América entre Palmeiras e Flamengo.
Até que enfim a Globo acertou. Ainda que o campeonato não se decida hoje, Minas merecia essa distinção.