O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta quarta-feira, 3, a retomada da exigência de visto para turistas de quatro países: Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão.
A medida revoga decisão anterior, do governo de Jair Bolsonaro, e entra em vigor em 1º de outubro deste ano. O Decreto 9.731, de 16 de março de 2019, dispensava, de forma unilateral, o visto para turistas desses quatro países para estadia de até 90 dias, prorrogável por igual período.
Em março, o Itamaraty já havia informado a retomada da exigência. O Ministério das Relações Exteriores do governo Lula encaminhou às embaixadas a notificação avisando sobre a retomada do princípio da reciprocidade diplomática, já que turistas brasileiros precisam de visto para visitar esses países.
Visto para turistas entra em vigor em outubro
A partir de outubro, os turistas dos países mencionados também vão precisar apresentar a documentação para visitar o Brasil, assim como os cidadãos brasileiros são obrigados a apresentar o documento para entrar naqueles países.
A revogação da dispensa de visto de turistas foi justificada pelo governo Lula como uma medida de segurança, já que os países em questão também exigem vistos de cidadãos brasileiros.
Além de prejudicar todo o setor de Turismo , a idéia e aumentar ainda mais os apadrinhados, colocando-os nos países envolvidos para o trabalho de fornecer Visto aos Turistas que desejarem vir ao Brasil, seja a passeio, seja a trabalho.
Reciprocidade e segurança é conversa pra boi dormir, afinal, é no governo atual que estão os maiores ladrões.
Concordo.