O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou nesta sexta-feira, 9, que o Estado vai retornar para a fase vermelha do plano de enfrentamento da pandemia de covid-19, com menos restrições do que a atual “fase emergencial”. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
A fase emergencial do Plano SP estava em vigor desde 15 de março. A fase vermelha será, em princípio, cumprida entre os dias 12 e 18 de abril.
Leia mais: “Após sinal verde do MP, Doria confirma retomada do Campeonato Paulista”
Com as alterações, escolas públicas e particulares poderão reabrir. Bares e restaurantes poderão voltar a realizar o chamado take away — retirada de produtos pelos clientes nos estabelecimentos. Lojas de material de construção também poderão voltar a funcionar. O toque de recolher será mantido pelo governo do Estado entre 20 horas e 5 da manhã.
“Tivemos avanços, nas últimas semanas, na contenção da pandemia no Estado de São Paulo”, afirmou Garcia. O vice-governador citou a campanha de vacinação como um dos fatores que permitiram essa tomada de decisão por parte do governo. Ele também destacou a queda nas internações por covid-19 no Estado.
Futebol e vacinação
Como Oeste noticiou mais cedo, o governo de São Paulo também confirmou a retomada do Campeonato Paulista de futebol, que estava suspenso desde 15 de março. Os jogos poderão ser disputados, mas ainda sem a presença de público nos estádios.
Também foi anunciada a antecipação da vacinação dos idosos com 67 anos de idade. Inicialmente, a imunização desse grupo começaria em 14 de abril. Agora, eles poderão ser vacinados já a partir de segunda-feira que vem, dia 12. A vacinação dos professores e profissionais da área de educação a partir de 47 anos de idade também foi antecipada — do dia 12 para 10 de abril (amanhã).
Leia mais: “São Paulo antecipa vacinação de idosos de 67 anos e de professores”
Senhor Governador o Magnânimo Ditador João Agripino Dória, o povo quer saber 45 milhões de VACINAS distribuídas para VACINAÇÃO e somente 24 milhoes de VACINADOS nos ESTADOS. Como o senhor o DITADOR se intitula lider dos governadores, porque essa lentidão em VACINAR? É para manter o LOCK DOW e o FICA EM CASA??? #Vergonha #ForaDoria
Enclausurado no Palácio dos Bandeirantes, muito provavelmente debaixo da cama, borrando de medo sua calcinha apertada, Dória segue o conselho de sua equipe de marketing: desaparecer por uns tempos e deixar outro se queimar em lugar dele. Reaparecerá apenas para dar boas notícias, daqui a uns 45 / 60 dias, quando os números de contaminados e de mortos reduzirem – não graças ao seu lockdown assassino, mas sim ao aumento da população vacinada e da retração natural do vírus, assim como aconteceu em 1918, na Gripe Espanhola. Sugiro a leitura de A Grande Gripe, de John M. Barry. Verão que Dória é um mal várias vezes pior do que qualquer vírus conseguiu ser.
O Ditadória não foi pra entrevista? Está com medinho da “extrema direita” calcinha apertada?
Ninguém aguenta mais o genocida paulista e seu lockdown irracional. Morar em São Paulo é viver perigosamente.
Que avanços? O que aconteceu, de fato com essa fase emergencial é que o “número” de mortes aumentou drasticamente. Já no Texa , que recentemente retitou o lockdown e máscaras, o número caiu ! Bem como na Suécia sem prisão domiciliar tem uma das menores taxas de mortalidade da Europa!