População poderá se voluntariar para ajudar necessitados durante enfrentamento da pandemia
Nesta segunda-feira 13, o governo federal lançou, no Palácio do Planalto, o projeto Brasil Acolhedor. A iniciativa é fruto da união entre o governo e a sociedade civil para promover ações de apoio à população vulnerável diante do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
A Transforma Brasil, um movimento nacional de voluntariado e engajamento cívico, atuará nas iniciativas de voluntariado. Esse trabalho conjunto une forças para mitigação dos impactos da doença e para melhoria das condições sanitárias das populações mais necessitadas.
Para alcançar os resultados desejados, o projeto iniciará com duas frentes, uma com doações de cestas básicas e itens de higiene pessoal, e outra na seleção de organizações da sociedade civil e pessoas físicas para atuarem na execução das iniciativas, direto com os beneficiários.
“Com o lançamento do programa Brasil Acolhedor, reafirmamos nosso compromisso de não deixar ninguém para trás, vamos vencer esse desafio juntos. Precisamos permanecer no caminho do acolhimento, do voluntariado e do amor”, afirmou a primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Os principais grupos atendidos serão idosos em situação de vulnerabilidade, idosos abrigados em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência atendidas por organizações da sociedade civil e a população em situação de rua.
O atendimento acontecerá em todos os Estados brasileiros, em localidades com alto índice de pobreza.
As contribuições ao projeto e o cadastramento de organizações podem ser realizadas na página transformabrasil.com.br e na plataforma patriavoluntaria.org.