publicidade
Brasil

Governo gaúcho emite alerta de enchente para o sul do RS

Aviso veio depois da inundação de Porto Alegre

Drone mostra equipes de resgate dirigindo um barco, numa rua inundada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul | Diego Vara/Reuters
Drone mostra equipes de resgate dirigindo um barco, numa rua inundada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul | Diego Vara/Reuters

Na noite desta segunda-feira, 6, o governo do Rio Grande do Sul emitiu um alerta sobre o perigo de enchentes em diversas cidades localizadas ao longo da Lagoa dos Patos. Esse aviso veio depois da inundação de Porto Alegre, com as águas avançando em direção ao mar — processo que poderá variar em velocidade conforme a direção dos ventos.

“O nível da lagoa vai aumentar significativamente, trazendo diversos problemas para os municípios dessa área”, afirmou Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Marinha envia seu maior navio de guerra para dar apoio ao Rio Grande do Sul”

A situação será agravada pela chegada de uma frente fria ao sul do Estado, que promete chuvas e queda nas temperaturas, conforme indicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Se a situação em Porto Alegre já superou a enchente histórica de 1941, as consequências poderão ser ainda mais graves para a região sul”, alertou Eduardo Leite, referindo-se ao desastre que afetou, além da capital, cidades como Pelotas e Rio Grande. Os primeiros impactos severos são esperados dentro de um a dois dias.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Os líderes dos municípios ameaçados foram avisados e dizem que tomarão providências. Eduardo Leite apelou à população: “Peço que levem a sério os alertas e colaborem conosco para salvar vidas e minimizar os danos. Posteriormente, uniremos forças para reconstruir o que foi perdido”.

A operação de resgate no Rio Grande do Sul

Em Pelotas, a prefeitura ordenou a evacuação imediata de seis áreas por causa do risco de inundação, incluindo a Colônia Z3, a Doquinhas, o Pontal da Barra, a Rua Nova Prata, a Valverde e as áreas próximas à ponte do Canal São Gonçalo.

Serão disponibilizados três abrigos, com capacidade para 157 pessoas. As atividades escolares nas instituições municipais e o funcionamento de unidades de saúde em áreas de risco foram suspensos nesta terça-feira, 7.

Uma operação de evacuação está sendo realizada em Rio Grande, nas ilhas de Torotama e Marinheiros, sob a coordenação da Defesa Civil, da Marinha, do Exército e do Corpo de Bombeiros.

As famílias afetadas estão sendo realocadas para residências de parentes, amigos ou abrigos provisórios. Até agora, as intensas chuvas que atingiram a região na última semana resultaram em 85 mortes.

Leia também: “Câmara aprova estado de calamidade no Rio Grande do Sul”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade