O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), qualificou três portos brasileiros para serem outorgados à iniciativa privada, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
O decreto foi assinado por Bolsonaro na segunda-feira 24 e publicado no Diário Oficial da União.
Com a medida, os portos de Paranaguá (PR), de São Francisco do Sul (SC), e o de Rio Grande (RS) receberão o tratamento prioritário previsto na legislação nacional para exploração econômica.
Segundo o governo, a medida também tem como finalidade estimular o desenvolvimento econômico nacional e regional por meio de ações centradas na ampliação e na melhoria da infraestrutura e dos serviços de logística e transporte portuário brasileiro.
O PPI foi criado em 2016, com o objetivo de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada, a partir da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização.
Com área de 38 mil metros quadrados, o Porto de Paranaguá se dedica à movimentação e à armazenagem de granéis sólidos minerais. Já os portos de Rio Grande e de São Francisco do Sul são especializados na movimentação e na armazenagem de granéis sólidos vegetais.
Leia também: “O que esperar para 2022” reportagem de Afonso Marangoni e Fábio Matos publicada na edição 94 da Revista Oeste
Tem que privatizar tudo….só assim se acabarão os cabides de empregos…parabéns presidente…
Viva o PT , é especilista
Mais uma aquisição de chineses, essa “iniciativa privada”? Ou melhor dizendo: Do governo chinês?
Esse tipo de coisa não importa se são chineses ou marcianos, eles não vão sair com o porto nas costas.
ha, ha, ha, vai nessa, meu caro…
E eu que achava que o cara tinha tomado simancol, sempre é possível uma recaída, para voltar a falar bobagem, viva os especialistas em coisa nenhuma.
Já tem palpiteiro demais por aqui. Está dispensado.