Pular para o conteúdo
publicidade
Congresso Nacional em Brasília | Foto: Andrew Prokos
Edição 94

O que esperar para 2022

O governo realizou reformas importantes para o país. Agora tem o desafio de aprovar pautas no Congresso em pleno ano eleitoral

Afonso Marangoni

Fábio Matos

-

Ao assumir a Presidência da República, Jair Bolsonaro prometeu levar adiante uma agenda de reformas econômicas destinadas a tirar o Brasil do atoleiro no qual o país foi jogado depois de mais de 13 anos de governos do PT. Apesar dos percalços na articulação com o Congresso, da falta de traquejo político do ministro Paulo Guedes e da resistência de grupos de parlamentares muitas vezes movidos por interesses pouco republicanos, o governo inicia seu quarto e último ano com uma extensa lista de projetos aprovados que ajudam a desburocratizar o Brasil e facilitam a vida do pagador de impostos. 

De janeiro de 2019 a dezembro de 2021, foram anunciadas dezenas de medidas que recolocam o país nos trilhos. A lista conta com reformas de maior envergadura, como a da Previdência (que significa uma economia de mais de R$ 800 bilhões em dez anos), e com medidas que, embora fundamentais para diminuir o peso do Estado sobre os ombros do cidadão, não ganharam destaque na mídia tradicional. A autonomia do Banco Central, os avanços em direção à desestatização da Eletrobras e dos Correios, o megaleilão da cessão onerosa do pré-sal (só a segunda rodada, realizada em dezembro, arrecadou mais de R$ 11 bilhões) e a desoneração da folha de pagamentos das empresas de 17 setores da economia foram prorrogados até o fim de 2023. Também foram aprovadas as Leis do Gás e do Agro, o Novo FGTS, o Cadastro Positivo e até um programa de estímulo ao transporte por cabotagem. A modernização dos cartórios de registros no Brasil também está entre essas minirreformas, que passaram quase despercebidas, mas mudam para melhor o dia a dia dos brasileiros (leia abaixo mais detalhes sobre cada uma delas). 

publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.