O governo federal oficializou nesta terça-feira, 20, a troca na superintendência da Polícia Federal (PF) no Amazonas. O delegado Leandro Almada da Costa assumirá o posto no lugar de Alexandre Saraiva. A substituição foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Tercio Issami Tokano, e publicada no Diário Oficial da União. Saraiva comandava a PF amazonense havia quatro anos.
No dia 15 de abril, o agora ex-superintendente da PF no Amazonas enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o senador Telmário Mota (Pros-RR) por um episódio envolvendo suposta apreensão de madeira na divisa entre Amazonas e Pará, no ano passado.
Leia mais: “Superintendente da PF no Amazonas aciona STF contra Ricardo Salles”
No documento, o delegado apontava a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e eventuais empecilhos à “ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais”. Cabe ao STF decidir se abre investigação ou arquiva o caso.
Em nota, o senador Telmário Mota acusou Saraiva de “buscar holofotes” com a notícia-crime, dizendo que ela é “sem fundamento e elaborada apenas para ganhar espaço na mídia e nas redes sociais”. Salles, por sua vez, disse que se manifestará sobre o caso em juízo.
Leia também: “Cármen Lúcia será relatora de ação da PF contra Ricardo Salles”