Guerrilheiros colombianos invadem Amazônia em busca de garimpo ilegal

Suspeita-se que o ouro extraído irregularmente na região esteja financiando atividades de dissidentes das Farc na Colômbia
-Publicidade-
Em agosto, a Polícia Federal e o Exército fizeram uma operação na região e prenderam dois colombianos
Em agosto, a Polícia Federal e o Exército fizeram uma operação na região e prenderam dois colombianos | Foto: Ministério da Defesa

O garimpo ilegal de ouro nos rios da Amazônia está atraindo estrangeiros suspeitos de ligação com uma dissidência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A informação foi revelada pela BBC News Brasil e confirmada pela Polícia Federal (PF), na segunda-feira 4.

As investigações revelam que os dissidentes estão extorquindo garimpeiros que atuam de forma clandestina nos rios Purué e Joamim, com a cobrança de “pedágio”.

Segundo a PF no Amazonas, há suspeitas de que o ouro extraído ilegalmente no Brasil esteja sendo usado para financiar as atividades dos dissidentes na Colômbia.

-Publicidade-

As Farc eram um dos grupos armados que, por quase 50 anos, estiveram em conflito com o governo colombiano. Em 2016, firmaram um cessar-fogo que previa o desarmamento da organização. Contudo, parte dos criminosos decidiu não aderir ao acordo. São esses dissidentes que as autoridades brasileiras acreditam que estejam atuando na região amazônica.

Em agosto, a PF e o Exército realizaram uma operação no município de Japurá (AM), a 745 quilômetros de Manaus. Dois colombianos foram presos.

A Embaixada da Colômbia no Brasil informou que as autoridades dos dois países estão intensificando as ações de cooperação na região para desarticular as atividades de organizações criminosas.

Leia também: “Depois de dois anos, Venezuela reabre fronteira com a Colômbia”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

8 comentários Ver comentários

  1. ANOS ATRAS, O EXERCITO BRASILEIRO EXECUTOU UM AÇÃO CONTRA AS FARCS, EM REPRESALIA A UM ATAQUE DOS GUERRILHEIROS AO TERRITORIO NACIONAL. ESSA AÇÃO EVIDENCIOU A EFICACIA DOS AVIÕES SUPER TUCANOS CONTRA A GUERRILHA NA SELVA, E FOI UM SUCESSO. AGUARDEM NOVOS CAPITULOS…

  2. Vejam só como esse país está uma verdadeira Casa da Mãe Joana. Ficamos sabendo que estamos sendo invadidos pelas FARC através da BBC News! Agora propaganda institucional do Exército, na internet está cheia, mostrando lançador de misseis e outras miçangas mais, enquanto isso os colombianos estão fazendo a festa.

    1. fico pensando que os membros das Farc’s também estão acreditando nas pesquisas eleitorais de fundo de quintal para presidente achando que voltarão a ter guarida por aqui. Vejamos a manchete do Estadão de Julho de 2010 ” PT E FARC, UMA ANTIGA RELAÇÃO IDEOLÓGICA QUE ENCONTROU ABRIGO NO GOVERNO LULA.

    2. Não está igual casa da mãe Joana viu Paulo Renato, esteve igual mas foi nos governos petista e para colocar ordem num puteiro como o que vc gostou de viver por muitos anos não é fácil, difícil vai ser vcs readaptarem à ordem e o progresso.

      1. Não fiz nenhuma referência ao PT, não desviem o foco! Ouço por aqui quase todos os dias comentários com as seguintes palavras de ordem: Aço! Selva! etc…O resultado está aí, a selva está cheia é de colombianos das FARC. É mentira? Então vão reclamar lá na BBC.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.