O auxiliar de logística Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos reencontrou a família que salvou durante uma enchente em Nova Iguaçu, nesta quinta-feira, 22. Ele conseguiu tirar uma mulher e as duas filhas de um veículo que estava preso em um enxurrada, em um temporal que atingiu a Baixada Fluminense, na noite desta quarta-feira, 21.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O jovem postou um vídeo nas redes sociais, em que mostra o reencontro com Berlandia Mendes, a mulher que resgatou. “Olha aí, pessoal, com quem estou?”, disse, na gravação, enquanto aponta para Berlandia.
“Esse é o meu anjo, que salvou a minha vida”, comentou a mulher que foi resgatada. “Deus enviou ele para salvar a minha vida e a vida das minhas filhas.”
O marido de Berlandia e pai das meninas resgatadas, Jorge Leandro Mendes, também estava no reencontro. “Ganhei mais um filho, e ele, mais irmãs”, disse.
REENCONTRO
— DPFL NEWS ????????️???????????????????????????????????? (@AgenteDEL1984) February 22, 2024
????????????????????
Nosso Herói, Marcos Vinicius, reencontrou a família que salvou ontem na enchente em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
pic.twitter.com/LO7UpCXeZq
Resgate em Nova Iguaçu
De acordo com Berlandia, ela estava dirigindo o carro com as duas filhas no banco de trás, quando a correnteza começou a empurrar o veículo. Na ocasião, Marcos, que estava na porta de um ônibus de Nova Iguaçu, conseguiu colocar o pé no pneu do carro para segurar o veículo.
Em seguida, ele abriu a porta e conseguiu puxar as crianças e entregar para os passageiros do ônibus. Depois, ajudou Berlandia a sair do carro e entrar no ônibus. O carro foi levado pela correnteza assim que as três vítimas foram resgatadas.
Leia também: “Temporal em SC: jovem de 17 anos morre depois de ser arrastado por correnteza”
“Por questão de segundos ela poderia ter sido levada”, disse o jovem ao g1. “Fiquei pensando nisso por um bom tempo, que em questão de segundos não aconteceu uma tragédia.”
Em nova Iguaçu agora com temporol de hoje dia 21/02#RJ1 pic.twitter.com/SCUXPLR8dX
— Rodrigo (@EbomyOsum) February 22, 2024
Ele explicou que o ônibus havia desviado a rota para fugir dos alagamentos, mas o veículo acabou sofrendo uma pane e parou no caminho. Os passageiros aguardavam outro ônibus chegar para continuar a viagem.
“O carro estava na distância da minha perna exatamente, para eu conseguir botar o pé no pneu e o pé na escada do ônibus”, contou Marcos. “Estava segurando em cima do carro, e ela conseguiu abrir a porta. Consegui puxar a porta e trazer as crianças para o meu braço e dar para o pessoal que estava no ônibus.”
Enquanto ajudava a resgatar Berlandia e as duas filhas, a casa de Marcos foi alagada. Ele conta que sua família teve de colocar os móveis para o alto para tentar salvá-los. Diversas casas da cidade ficaram debaixo d’água. A família abriu uma vaquinha on-line para arrecadar dinheiro e repor os prejuízos.
Leia mais: “Tragédia: chuva, deslizamentos e alagamentos provocam mais de 30 mortes na Bolívia”