Em Goiás, um homem de 42 anos morreu depois de ser filmado bebendo uma garrafa de cachaça. O caso aconteceu no domingo 16, em Santo Antônio do Rio Verde, distrito de Catalão, no sudoeste goiano.
Ao site G1, uma testemunha, que preferiu não se identificar, disse que o homem, que era trabalhador rural, havia entrado em uma aposta de bar. “Apostaram duas caixinhas de cerveja”, disse. “Ele virou 1 litro de pinga, mas não aguentou”, contou a testemunha.
De acordo com a Polícia Militar (PM) de Goiás, o trabalhador foi encontrado morto na calçada do bar. O dono do estabelecimento contou à PM que o homem estava bebendo com os amigos desde cedo. Quando saiu do local, deitou na calçada e não levantou mais.
No vídeo, depois de o trabalhador beber toda a cachaça, é possível ouvir pessoas falarem: “Bebeu ganhou! Pode trazer a caixinha de cerveja”.
O caso foi registrado como morte natural, e, por isso, o delegado David Felício afirma que, por enquanto, o incidente não deve ser investigado.
Mas por que o consumo abusivo pode ser fatal?
A intoxicação severa por álcool pode levar ao coma alcoólico, um estágio avançado de rebaixamento da consciência que ameaça a vida.
Por causa da perda de consciência, a área afetada pelo efeito tóxico do álcool pode desligar funções vitais, como a que controla a respiração e o coração. Em decorrência disso, os pulmões e os batimentos podem parar de funcionar. Outro efeito possível é a queda de pressão ou tontura, o que pode provocar vômito.
A quantidade de doses para que uma pessoa atinja o nível de intoxicação varia de acordo com a tolerância, a velocidade de ingestão e a absorção — que é mais rápida com o estômago vazio — e o tipo de bebida consumida — bebidas com maior teor alcoólico são absorvidas mais rapidamente.
Leia também: “Minas Gerais é o estado com mais cachaçarias no Brasil”