Técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) indicaram ao governo que não é necessário restabelecer o horário de verão em 2023. Afirmam que o setor encontra-se bem planejado e guarnecido, garantindo o fornecimento de energia.
O então presidente Jair Messias Bolsonaro aboliu o horário de verão em 2019. As justificativas foram a perda da sua relevância na economia de energia elétrica e preocupações com o impacto no bem-estar das pessoas.
Para entrar no horário de verão, os relógios eram adiantados em uma hora, durante outubro. Retornavam ao normal em fevereiro do ano seguinte.
Reservatórios cheios, fontes alternativas e mudanças de hábitos
O Brasil está com os seus reservatórios de hidrelétricas em níveis elevados. Além disso, conta com uma oferta sólida de energia proveniente de fontes renováveis, como a energia solar e a eólica, que são mais econômicas.
Assim, o país entra preparado para a temporada mais quente. Segue não havendo indícios, portanto, de benefícios com a medida. Por sua vez, alguns setores, como o turismo, já pediram a sua volta.
Especialistas alegam que o horário de verão perdeu relevância devido a novos hábitos. É o caso do uso de ar-condicionado, que aumenta a demanda por energia.
Mudanças na matriz energética, como o uso crescente de gás nas cidades, também são responsáveis pela mudança de padrão de consumo, ao reduzir o uso de chuveiros elétricos ao final do dia.
Getúlio Vargas
Foi o presidente — e ditador — Getúlio Vargas quem instituiu o horário de verão no Brasil, por meio do Decreto nº 20.466, de 1º de outubro de 1931. O objetivo principal era economizar energia elétrica, aproveitando melhor a luz natural durante os meses mais quentes do ano.
Desde então, implementou-se o horário de verão em diferentes períodos ao longo das décadas no Brasil, com algumas interrupções e variações em sua aplicação. Este é o quarto ano desde que o horário de verão foi descontinuado.
E você, leitor, está entre os que odeiam ou os que amam o horário de verão? Comente abaixo.
Com informações do jornal Folha de S.Paulo.
Horário de verão mexe com o relógio biológico de cada um. Lógico que para o Turismo é melhor para eles. E de manhã para quem acorda cedo no escuro? Uma maravilha?
Triste pela não retomada, acho ótimo o horário de verão. Fico na torcida para que voltem a adotar o horário de verão.
HORRIVEL este horário de verão
Só gosta quem não trabalha e nāo precisa acorda cedo….