O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 10 milhões ao Facebook, por nada ter feito para evitar a venda ilegal de animais silvestres por usuários da plataforma. Traficantes de animais comercializaram, pelas páginas da rede social, 2.227 animais da fauna silvestre sem licença ambiental, conforme publicado pelo site Metrópoles.
De acordo com o site, o Facebook vem sendo alertado pelo Ibama há pelo menos quatro anos para adotar providências quanto à prática criminosa, mas nada foi feito. Nas normas da política de uso da plataforma, o comércio de animais é proibido.
A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) e a Nortrhumbria Universaty, do Reino Unido, fizeram levantamento que indica a comercialização de milhões de animais selvagens no Brasil a cada ano, número potencializado com o avanço da tecnologia, que permite o alargamento das fronteiras.
Entre os animais mais vendidos, segundo a Renctas, estão répteis e aves, como cobras, tartarugas, papagaios, iguanas e filhotes de jacaré. Macacos também são postos à venda pela rede social.
Uma segunda multa foi imposta ao Facebook, no valor de R$ 467 mil, por ter colaborado com a introdução de animais exóticos no país, como cobras-do-milho e cobras píton. Essas serpentes podem causar desequilíbrio ambiental, uma vez que não têm predadores naturais por aqui.
O governo sempre é o culpado por tudo que acontece na Amazônia. E agora? Consegue calar os apoiadores do presidente e não conseguem coibir o tráfico de animais em suas plataformas?????
O LATINO tem uma dificuldade ENORME de ENTENDER a demagogia “limpinha/bonitinha” nas falas e argumentos desse OLIGARCAS Norte Americanos/Ingleses.
SIM!
TEM OLIGÁRCAS NOS EUA/EUROPA VIU.
Antro PTralha essa instituição brasileira….mesmo assim o FOICEBook ignorou…
Deveriam dizer que era o BOZO que patrocinava isso…ai sim seriam rápidos em retirar a página.
MIL VEZES CANALHAS esses anglosaxões.