publicidade
Brasil

Ibama quer contratar aviões particulares para controlar incêndios em SP

O governo federal já usa as aeronaves para controlar a crise no Pantanal; o custo médio da operação é de R$ 10 milhões a cada duas semanas

Imagem de Ribeirão Preto coberta por fumaça
Dentre os aviões da FAB, o KC-390 Millenium deve trabalhar em três focos de incêndio nesta segunda-feira, 26 | Foto: Reprodução/Twitter/X/@alisonnrs

Previsões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostram que os focos de incêndio no Estado de São Paulo devem se espalhar pelo Brasil até o fim de outubro. Com isso, o órgão planeja contratar aviões adaptados para combater as queimadas.

Técnicos do Ibama encaram com pessimismo a previsão de mais 60 dias de incêndio.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Autoridades já usam as aeronaves particulares para controlar o fogo no Pantanal. O governo federal paga, em média, cerca de R$ 10 milhões a cada duas semanas para custear esse serviço — que tem oferta limitada.

O envio dos aviões também fica escasso, pois exige condições de pouso nas regiões afetadas, as quais nem sempre atendem aos requisitos. Além disso, demanda pontos de abastecimento de combustível e água para executar as operações.

Vista aérea da zona sul da cidade de Ribeirão Preto, na manhã deste domingo (25), mostra o resultado dos incêndios florestais que atingem o Estado de Estado de São Paulo | Foto: Thiago Calil/AGIF - Agência de Fotografia/ Estadão Conteúdo
Vista aérea da zona sul da cidade de Ribeirão Preto mostra o resultado dos incêndios florestais que atingem o Estado de Estado de São Paulo — 25/8/2024 | Foto: Thiago Calil/Agif – Agência de Fotografia/ Estadão Conteúdo

“No Pantanal, os focos já diminuíram bem”, afirmou Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama. “Na Amazônia, não diminuiu ainda. Em São Paulo, tivemos um pouco de chuva. Estamos tentando entender nas imagens de satélite o que é foco ativo. A chuva apaga o fogo, mas traz muita fumaça também e dificuldade de identificar pontos ativos.”

Além das aeronaves, o instituto cogita contratar mais brigadistas e equipamentos para ajudar na operação. O Ibama apresentará, no Palácio do Planalto, as estratégias de contenção para tentar conseguir mais recursos do governo.

FAB enviou aviões para operar em Ribeirão Preto

Ainda neste domingo, 25, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou a aeronave KC-390 Millenium para Ribeirão Preto, uma das cidades do interior paulista mais afetadas pelos incêndios. Por mais que o modelo navegue por instrumentos, ela não saiu da cidade por causa da dificuldade de teto.

Navegar por instrumento é quando o avião decola e pousa sem referência visual por causa das adversidades climáticas. Com isso, opera com o auxílio de computadores de bordo. O teto é a altura da base da mais baixa camada de nuvens.

Nesta segunda-feira, 26, e nesta terça-feira, 27, os membros da gestão federal vão se reunir na Casa Civil para discutir os próximos passos para combater os incêndios.

Marcelo Damasceno, comandante e tenente-brigadeiro da FAB, está em São Paulo para observar a operação dos aviões. O cargueiro deve trabalhar em três focos de incêndio nesta segunda-feira.

Incêndio em local do Estado de São Paulo, que sofre com fogo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou um plano emergencial de saúde | Foto: Divulgação/Agência Brasil/Paulo Pinto

“Estamos com toda nossa estrutura ajudando”, declarou o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao jornal O Globo. “A fumaça é muito forte e impede de você ver de cima o ponto do incêndio.”

Leia mais: “São Paulo lança pacote de socorro a agricultores afetados por incêndio”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Fernando Salge Andrade Cunha
    Fernando Salge Andrade Cunha

    Facilitar o uso dos aviões do tráfico (isso não é nome de grupo de forró) é uma boa maneira de termos sempre aviões para este fim e outros como saúde.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.