Imagens das câmeras de segurança do Aeroporto de Roma, na Itália, mostram o empresário Roberto Mantovani, suposto agressor do ministro Alexandre de Moraes, próximo ao filho do magistrado, Alexandre Barci de Moraes Filho. Segundo a Polícia Federal (PF), as fotos que circulam em sites brasileiros desde a noite da quarta-feira 4 são inconclusivas.
Na cena, Mantovani aparece de camiseta verde e mochila nas costas. O filho de Moraes está de camisa branca e paletó. É possível ver que o empresário movimenta o braço para a frente, na direção de Barci, sem tocá-lo. O filho de Moraes repele a aproximação e parece empurrar o braço de Mantovani. Depois, ambos se afastam.
A divulgação das imagens ocorre depois de o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), atender ao pedido da PF para prorrogar por 60 dias o caso que envolve a família de Moraes. A Polícia Federal acredita que esse tempo é necessário para concluir se houve algum tipo de agressão no Aeroporto de Roma.
O vídeo original não foi divulgado. Apesar da divulgação pela imprensa, Toffoli manteve o sigilo das fotos.
“Não há razão para expor envolvidos e terceiros, que aparecem nas cenas captadas, devendo-se preservar, na espécie, seus direitos à imagem e à privacidade”, sustentou Toffoli, na decisão.
Moraes afirma que foi insultado por Mantovani e por outras duas pessoas que estavam com o empresário — a mulher, Andreia, e o genro, Alex Zanatta. De acordo com o ministro, seu filho teria sofrido agressão no aeroporto italiano, em 14 de julho. A defesa de Mantovani nega a versão de agressão.
O que diz a defesa de Roberto Mantovani
“Causa estranheza o fato de ser decretado o sigilo das imagens do aeroporto na Itália e, na mesma decisão, ser baixado o sigilo dos autos”, afirmou a defesa de Mantovani, segundo o portal R7. “De sorte que um relatório, feito por um agente da Polícia Federal, não por peritos, seja devassado com parte dessas mesmas imagens, com ilações extremamente tendenciosas, no mínimo criativas.”
Os advogados alegam também que, “se as imagens captadas no aeroporto são sigilosas, o relatório que as revela de forma seletiva também deveria ser, por evidente”.
“A impressão que fica é a de que o sigilo serve aos interesses de apenas uma das partes, com a utilização de imagens escolhidas a dedo, impedindo que a integralidade delas seja de conhecimento público”, argumenta a defesa de Mantovani. “Fica muito evidente tratar-se de uma investigação que tem lado e que é nitidamente direcionada.”
Leia também: “O que as imagens sobre a ‘agressão’ a Moraes não mostram”
Chame o VAR para analisar as imagens? Que eu saiba o filho do “Ilulaministro” não tem foro privilegiado, e deve ter respondido e atacado a pessoa, que é empresário e paga o salário do pai. Então a inversão de valores é total.
A PF vai analizar ou editar as imagens ao gosto do Cabeça de Ovo ?
Como assim o filho de Moraes repele a aproximação? O empresário está de costas , é o filho de Moraes que se aproxima ameaçadoramente.
Isso está claro que foi orquestrado pela quadrilha do Alexandre de Moraes
Qual a segurança jurídica dos investidores brasileiros e estrangeiros que produzem e empregam no pais, com esses estranhos ministros da Corte Suprema? Como prever o que acontecerá amanhã com as LEIS e a ORDEM nesse manicômio, como no passado o próprio Gilmar Mendes qualificou essa Casa quando era AGU no governo FHC?
Com 78 anos jamais vi regime politico/jurídico autoritário e transgressor como o atual e creio que essa “engenharia” tem a criação da alta cúpula TUCANA que até criou um vice para Lula, e agora virou assessor da primeira dama. Que desgosto ter sido tucano e admirado maus caráter como FHC, ALCKIMIN, DÓRIA, economistas e outras celebridades que hoje se calam diante de tantas arbitrariedades cometidas pelo Executivo e Judiciário contra a CF e a democracia verdadeira.
Estamos.com idade igual, e nesta minha existência, nunca tinha sentido algum medo, pois, nós sempre procuramos comportamentos de patriotas, respeito, deveres e obrigações família e liberdade.Algo me diz que o mal vai piorar..Parabéns por suas sábias colocações do comentário.
Uma grande quadrilha de criminosos tomou conta do Brasil!!
Será que muita gente ainda não entendeu isso?
Muitos não se deram conta do perigo que estamos correndo.
Aí logo depois vão dizer que as imagens foram apagadas, como Dino fez com as imagens do 8 de janeiro.
Estas imagens se auto destruirão em 10 segundos.