Um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, no início da noite desta quinta-feira, 29. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há vítimas até o momento.
🚨Urgente: incêndio agora na Cinemateca de São Paulo. Assista ao vivo e reveja o programa quando quiser em https://t.co/nG5CiWL69a! #CidadeAlerta pic.twitter.com/nw90pA81Y4
— Cidade Alerta (@cidadealerta) July 29, 2021
A corporação foi comunicada do incêndio e dirigiu-se até o local por volta das 18 horas. Ao todo, 11 viaturas dos Bombeiros foram enviadas para apagar as chamas. Parte do acervo da Cinemateca Brasileira está guardado no galpão que foi atingido pelo fogo.
Conforme major Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, no galpão há materiais inflamáveis. “Temos a informação de ser um local onde há diversos materiais combustíveis diferentes”, disse. “São arquivos de filmes, que tem acetato altamente inflamável e todos os materiais que compõem a edificação.”
Incêndios comuns
A Cinemateca Brasileira já registrou quatro incêndios. O mais recente, em fevereiro de 2016, destruiu definitivamente 270 títulos e outras 461 obras que tinham cópia de segurança.
Leia também: “Caixa financiará 100% de imóvel de policiais e bombeiros”
Mas é claro que aí tem dedo da esquerdalha inconformada e que vive tramando nas sombras. Deve ser para “provocar o debate” também.
Se atingiu o acervo, todos nós fomos vitimados.
Concordo inteiramente: um acervo é patrimônio de todos. Só Deus sabe o que eu chorei quando do incêndio do museu da Quinta da Boa Vista. Só se igualou ao meu pranto com o incêndio de Notre Dame, a demolição da Mesquita de Calcutá por fanáticos hindus e à implosão dos Budas de Gândara pelo Taleban. Só peço que eu não veja outras perdas como estas.
Hummm, me cheira ao mesmo episódio do Borba Gato. Fogo inimigo!