O Instituto do Coração (Incor), um dos principais centros de pesquisa em cardiologia da América Latina, localizado na cidade de São Paulo, foi atingido por um incêndio nesta quinta-feira, 24. As chamas atingiram a caldeira de refrigeração do Incor nesta manhã.
De acordo com as informações oficiais divulgadas à imprensa, o fogo começou por volta das 8h. Imediatamente, uma equipe do Corpo de Bombeiros da capital paulista foi acionada; os profissionais conseguiram controlar as chamas por volta das 9h.

Caldeira de refrigeração
De acordo com informações divulgadas pelos servidores do Incor, os pacientes internados nos quartos próximos às torres atingidas pelas chamas foram rapidamente realocados. O cheiro forte de fumaça poderia ser altamente prejudicial às pessoas internadas no Instituto.
As torres nas quais se localiza a caldeira de refrigeração do Incor ficam entre o prédio da pasta e o próprio Instituto, de acordo com informações oficiais divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde. O órgão público responsável pela administração da Saúde no Estado de São Paulo disse ainda que, felizmente, o funcionamento do hospital não foi afetado.

Ação rápida do Corpo de Bombeiros
Em nota oficial, o Instituto do Coração — órgão atrelado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo — informa que, na manhã desta quinta-feira, 24, houve um princípio de incêndio em uma torre de resfriamento externo do Incor, “que foi rápida e plenamente controlado pela brigada do complexo e pelo Corpo de Bombeiros”.
De acordo com o portal G1, o Incor afirmou ainda que não houve feridos nem a necessidade de interrupção dos atendimentos e que as causas do acidente estão sob apuração.
Casos análogos
Um caso semelhante aconteceu em Belo Horizonte, capital mineira, na noite de segunda-feira 27 de junho de 2023. Dois pacientes morreram em um incêndio que atingiu o 10º andar do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. De acordo com os Bombeiros, o fogo se alastrou depois que uma saída de oxigênio apresentou problemas em um dos quartos do prédio.