Um incêndio de grandes proporções atinge a comunidade de Boa Vista do Tapará, no município de Santarém (PA). O fogo consome a vegetação e tem se espalhado desde a madrugada de segunda-feira 20, informou o jornal Folha de S. Paulo.
Leia mais: “Justiça suspende licença de construção de resort dos irmãos Toffoli”
Durou pouco a tentativa dos moradores do local de controlar os focos de incêndio. As chamas se alastraram na terça-feira 21, insufladas pela ventania. Mais de 5 km de vegetação foram destruídos.
Moradores dizem que o fogo continua se espalhando, desta vez em direção à rodovia PA-255, ligação entre Santarém e o município de Monte Alegre.
A comunidade, segundo a Folha, não conta com a presença de Corpo de Bombeiros. Foi acionado o 4º Grupamento de Bombeiros, com sede em Santarém.
Leia mais: “Supertufão em Taiwan provoca a 3ª mais intensa rajada de vento da história”
O temor entre os habitantes da localidade é que o fogo chegue às residências, mesmo com a estratégia de fazer aceiros (atalhos) para diminuir a velocidade das chamas.
Produção comprometida
Outra comunidade, a de Costa do Tapará também sofre com o fogo. No domingo 19, foram atingidas áreas de cultivo e produção de hortaliças, banana e melancia.
A produção de 250 famílias de agricultores da comunidade ficou comprometida. Ainda existem pontos de fogo no na região, mas em menor gravidade, se comparado à Boa Vista do Tapará
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Um dos fatores do incêndio que afetam a região de Tapará é a seca severa na área amazônica.
A estiagem nos lagos e canais da floresta, aumenta a chance de incêndio. Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém chegaram ao local na quarta-feira 22 para conferir a situação.
O objetivo é apurar danos ambientais causado pelas chamas.
Fazueli… Isso daí é problema de vocês, se virem. Se houver água por perto, carreguem em latas ou em jumentos.