publicidade
Brasil

Incêndios florestais batem recorde, e Pantanal vira 'cemitério a céu aberto' de animais

Fumaça chega ao Sudeste e Sul do país e piora qualidade do ar no Mato Grosso do Sul

Pantanal incendio
Pantanal teve mais de de 3,5 mil incêndios em 2024 | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Há mais de um mês, o fogo consome o Pantanal, e não há previsão de trégua. Em 16 dias de novembro deste ano, foram registrados 3.098 focos de incêndio no bioma, um recorde histórico para o mês desde 2002.

Em relação ao mesmo período de 2022, o aumento de queimadas ultrapassa 1.400%, de acordo com o monitoramento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Receba nossas atualizações

Na quarta-feira 15, o fogo invadiu à Rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao Pantanal em Mato Grosso, que liga Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá, a Porto Jofre, na divisa com Mato Grosso do Sul.

Até agora, o fogo consumiu mais de 1 milhão de hectares do bioma, o triplo do registrado em 2022 inteiro.

Parte da fauna e flora destruída

Voluntários, bombeiros e brigadistas afirmaram que a situação está fora de controle. Parte da flora e da fauna está destruída.

Os incêndios levaram os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que abrigam o bioma, a decretar situação de emergência na região norte do Pantanal.

O tempo seco e a onda de calor favorecem o grande número de incêndios. A causa do fogo ainda está sob investigação. Os especialistas avaliam se os incêndios começaram devido à queda de raios ou por ação humana.

Pantanal incendio
Brigadistas tentam combater incêndio no Pantanal | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Fumaça do Pantanal para outras regiões

A fumaça dos incêndios no Pantanal tem se espalhado para além do bioma. Imagens captadas por satélites do Inpe mostram o avanço da névoa para região Sul e Sudeste do país, principalmente para os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

Em algumas cidades do noroeste do Paraná, como Paranavaí, é possível perceber a mudança no céu, que apresenta aspecto mais cinza desde quinta-feira 16.

Em Campo Grande, a qualidade do ar piorou nos últimos dias e a névoa dos incêndios do Pantanal se concentram de forma mais densa em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira, 17, diversas cidades do Estado amanheceram encobertas pela fumaça causada pelo fogo na região.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    A esquerda nunca se importou com a preservação climática. Tudo pelo poder.

  2. Christian
    Christian

    Agora é a Marina, o Molusco, a Greta, o Di Caprio e todos aqueles que estão voando abaixo do radar para não serem descobertos.

  3. PCC
    PCC

    Antes Bolsonaro era o culpado, e agora?
    Possivelmente as mudanças climáticas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade