O Brasil registra, na tarde desta sexta-feira, 28, alerta de perigo por causa da baixa umidade. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga avisos sobre a possibilidade de ocorrência de chuva de granizo e alagamentos ao decorrer do dia.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
A faixa em que o alerta de perigo, que surge na cor laranja, para a baixa umidade pega áreas de nove Estados brasileiros. Isso porque, das 12 até as 18 horas desta sexta, a umidade relativa do ar vai variar de 12% a 20% nos seguintes pontos do país:
- extremo noroeste do Estado de São Paulo;
- porção oeste do Triângulo Mineiro;
- pequena faixa do nordeste de Mato Grosso do Sul;
- oeste de Goiás;
- quase toda a metade leste de Mato Grosso;
- sul do Tocantins;
- noroeste da Bahia;
- pequena faixa no sul do Maranhão; e
- sul do Piauí.
A baixa umidade do ar nessas áreas representa “risco de incêndios florestais e à saúde”, informa o Inmet. “Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.”
Ainda para a questão da baixa umidade, o instituto sugere que os moradores dessa região adotem aos menos três instruções: beber bastante liquido, não praticar atividades físicas, evitar exposição ao sol durante as áreas mais quentes do dia, passar hidratante e umidificar ambientes internos.
Leia mais:
Perigo de incêndios florestais, queda de granizo e alagamentos
Ao decorrer da tarde e da noite desta sexta-feira, outros alertas do Inmet estão ativos. Todos os demais, contudo, estão classificados na cor amarela, que representa “perigo potencial”. Há, por exemplo, aviso de tempestade para a faixa que pega o norte de Santa Catarina, a totalidade do Paraná, o sul de Mato Grosso e o sul do Estado de São Paulo.
Nessa parte do país, o alerta de tempestade seguirá ativo até as 21 horas da noite de hoje. Com acumulados de até 50 milímetros, ventos intensos de até 60 quilômetros por hora e queda de granizo. Isso tudo, a saber, representa alguns riscos para o agronegócio e para a população em geral dessas áreas.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, informa, nesse sentido, a equipe do Inmet
Desde a manhã de hoje, há alerta de chuvas intensas para a região do litoral paulista. A partir das 20 horas desta sexta, o mesmo aviso vale para o litoral fluminense. Nesse sentido, ambos são válidos até as 10 horas de sábado 29. Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são alguns dos problemas que podem ocorrer.
O alerta de chuvas intensas também segue para parte da Região Norte: do noroeste do Amazonas e de quase a totalidade de Roraima (com exceção do sudeste do Estado). Por fim, há o alerta amarelo sobre boa parte do Brasil central e do interior nordestino.
Leia também: “Fenômeno El Niño veio para ficar”, artigo de Ricardo Felício
Meu contério, please?
O tal do general melancia das “mudanças climáticas”, a essas alturas já deve estar se vangloriando: Eu bem que avisei! Só que isso acontece quase todos os anos, alguns anos mais severos e outros não. É a natureza, estúpido!