O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de chuvas intensas e acumulado de chuva nesta segunda-feira, 4. Os avisos, de cores laranja e amarela, atingem 16 Estados e o Distrito Federal.
O alerta laranja, que indica grau de severidade “perigo”, deve atingir sete Estados e permanece ativo até as 10h desta terça-feira, 5.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Pará são os Estados afetados. Essas regiões devem ser atingidas com chuvas de até 60 mm/h e ventos fortes de até 100 km/h.
O Inmet emitiu outros dois alertas por chuvas intensas, mas na cor amarela. Os avisos indicam grau de severidade “perigo potencial”. Nesses avisos, há risco de chuvas de até 50 mm por dia e ventos intensos de até 60 km/h.
Distrito Federal e 16 Estados estão sob alerta
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Amazonas;
- Rondônia;
- Pará;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Bahia;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo; e
- Paraná.
O Inmet ainda divulgou dois alertas na cor amarela por acumulado de chuva. As regiões devem registrar até 30 mm por hora. Os avisos atingem o litoral paulista, a Grande São Paulo, litoral catarinense e a Grande Joinville.
O instituto orienta os moradores a procurarem abrigo em caso de chuva e evitarem estacionar próximo a árvores ou placas de propagandas. Há risco de descargas elétricas. Algumas regiões podem sofrer com alagamentos.
Para solicitar ajuda, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou com a Defesa Civil, pelo 199.