publicidade
Brasil

Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas para 10 Estados

Rajadas de vento podem atingir 100 km/h, e o acumulado de água deve chegar a 100 mm em apenas 24 horas

Além das chuvas intensas, a Região Sul do Brasil tem enfrentado ondas de frio
O aviso, válido até 10h de terça-feira, 28, aponta risco elevado de transtornos devido ao volume de chuva e à força dos ventos | Foto: Wirestock/Freepik

Chuvas intensas e ventos fortes colocam dez Estados brasileiros sob alerta laranja, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, válido até as 10h de terça-feira 28, aponta risco elevado de transtornos devido ao volume de chuva e à força dos ventos.

As regiões sob maior risco incluem áreas do Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. As rajadas podem atingir 100 km/h, e o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros em apenas 24 horas.

Receba nossas atualizações

Áreas atingidas pelo alerta laranja do Inmet para chuvas intensas | Foto: Reprodução/Inmet
Áreas atingidas pelo alerta laranja do Inmet para chuvas intensas | Foto: Reprodução/Inmet

Segundo o Inmet, a população dessas áreas deve se preparar para possíveis quedas de energia, alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas. Entre as regiões afetadas estão o centro e o sul do Amazonas, o centro de Goiás, o norte e o sudeste de Mato Grosso e diversas microrregiões do Paraná e de São Paulo, além do oeste de Santa Catarina.

Além do alerta laranja: alerta amarelo de chuvas intensas foi emitido para 14 Estados

Pessoas andando com guarda-chuva na rua
Nos Estados sob o alerta amarelo do Inmet, chuvas devem trazer ventos de até 60 km/h | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Além do alerta laranja, 14 Estados também receberam alerta amarelo, que indica perigo potencial de chuvas intensas, com ventos até 60 km/h e precipitação de até 50 milímetros, além da possibilidade de granizo. O risco nesses locais é considerado menor, embora ainda haja possibilidade de danos leves.

Nessas áreas, o Inmet recomenda à população desligar aparelhos elétricos, ficar em locais protegidos em caso de tempestade e evitar estacionar perto de torres e placas de propaganda. Também é importante não buscar abrigo sob árvores durante ventos fortes, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.

Alertas para ventos costeiros e baixa umidade

O instituto também emitiu alerta amarelo para ventos costeiros em Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, com validade até as 10h de terça-feira 28. Nessas regiões, a recomendação é reforçada para que moradores estejam atentos a mudanças rápidas nas condições do tempo.

Em outra frente, 14 Estados e o Distrito Federal enfrentam alerta amarelo para baixa umidade. Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Tocantins e outros devem registrar índices entre 30% e 20% até 22h desta segunda-feira, 27, exigindo cuidados extras para a saúde.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O Inmet orienta que, em caso de baixa umidade, as pessoas aumentem a ingestão de líquidos, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes, usem hidratante para pele e recorram a umidificadores ou toalhas molhadas em ambientes fechados.

A lista de municípios sob alerta e orientações detalhadas pode ser consultada no site do Inmet, que também explica o sistema de cores dos avisos: amarelo, para perigo potencial; laranja, para perigo; e vermelho, para grandes perigos associados a eventos extremos.

1 comentário
  1. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    🇺🇸🇺🇸🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇩🇪🇩🇪🇦🇷🇺🇾🇳🇮🇮🇱🇮🇱🇧🇷🇺🇲🇺🇲🇬🇧

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade