O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para tempestades, acumulados de chuva e chuvas intensas em ao menos nove Estados e no Distrito Federal neste primeiro dia do ano. Entre os Estados atingidos, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Tocantins.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
Os riscos incluem chuvas intensas (30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia), ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo, com chance de alagamentos, queda de árvores e danos em plantações. O Sul também está em alerta, com chuvas fortes em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em São Paulo, a Defesa Civil de São Paulo prevê temporais por causa da passagem de frentes frias pela costa. Há previsão de pancadas fortes nesta tarde e, a partir da sexta-feira 2, chuva a qualquer hora, sobretudo no litoral e na faixa leste, elevando o risco de alagamentos, deslizamentos e interrupções viárias.
Além dos alertas do Inmet: como será o clima no Brasil em janeiro

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia afirma que haverá irregularidade na distribuição das chuvas em janeiro de 2026 no Brasil. O cenário indica volumes acima da média na Região Norte, no oeste do Centro-Oeste e com extensão até a Região Sul.
Em contraste, o centro-sul do Nordeste, o centro-norte do Sudeste e a porção leste do Centro-Oeste devem registrar chuvas abaixo da média histórica do mês.
Além da chuva, o Inmet projeta temperaturas acima da média em quase todo o país. No Norte, os termômetros devem ficar até 0,6 °C acima da média, com temperaturas entre 26 °C e 28 °C. No Tocantins, o aquecimento pode chegar a 1 °C acima da climatologia.
Leia mais em: “Janeiro terá chuvas irregulares e temperaturas acima da média”









































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.