Depois de um período de calor recorde, chuvas intensas devem atingir o Sudeste do Brasil a partir desta sexta-feira, 22, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, as regiões mais atingidas devem ser o Vale do Paraíba, o litoral norte de São Paulo, o sul e a Zona da Mata de Minas Gerais, todo o Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
Segundo os meteorologistas do Inmet, a chuva é consequência da aproximação de uma frente fria que já circula pela Região Sul do país.
Nesta quinta-feira, 21, em 12 horas o Inmet registrou chuvas entre 40 e 50 milímetros em cidades gaúchas como Santiago, São Borja, São Vicente do Sul e Dom Pedrito. No Rio Grande do Sul também foram registradas rajadas de vento de até 142 km/h, que causaram estragos e deixaram muitos moradores sem eletricidade.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ao longo da sexta e do sábado 23, esse sistema deve chegar e permanecer no leste da Região Sudeste, causando chuvas em torno de 70 mm na maior parte da área e de mais de 150 mm por dia em trechos específicos, como o Vale do Paraíba. O mesmo deve ocorrer no litoral norte de São Paulo e nas áreas já mencionadas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro do Espírito Santo.
Chuva e outros alertas do Inmet
O Inmet divulgou alertas porque o volume esperado de chuva é capaz de causar muitos prejuízos. No Rio de Janeiro, o governo do Estado decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, para que os funcionários públicos não precisem se deslocar em meio à chuva intensa.
A temperatura máxima em São Paulo, que segundo o Inmet chegou a quase 32°C nesta quinta-feira, deve ser de 23°C na sexta-feira — ou seja, redução de nove graus. No sábado, o frio aumenta, com máxima prevista de apenas 20°C. A partir de domingo 24, no entanto, a temperatura volta a subir e deve chegar aos 24°C.
Leia também: “Temperaturas nada dizem”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado