As plataformas Intagram e Facebook apresentaram instabilidade a partir do início da tarde desta terça-feira, 5. Ambas as redes sociais chegaram a ficar fora do ar. Os internautas reclamaram por meio do Twitter/X, 74% dos usuários, tanto na versão desktop quanto no dispositivo móvel, foram afetados. A maioria não conseguiu fazer postagens.
O erro foi percebido por volta das 12h30, pelo site especializado em exibir instabilidade em plataformas digitais Downdetector.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Mais de 19 mil usuários brasileiros relataram problemas no Instagram, enquanto as reclamações sobre a instabilidade no Facebook passaram de 38 mil.
Internautas usam humor para relatar o problema
No Twitter/X, as pessoas usaram o humor para falar sobre a instabilidade e o inconveniente. Alguns brincaram ao dizer que Mark Zuckerberg, fundador e proprietário do Facebook, teria tropeçado nos fios e, por isso, a plataforma teria saído do ar.
Até o Netflix Brasil, serviço de streaming, entrou na brincadeira e postou em seu perfil no Twitter/X um vídeo de humor em que a personagem pede para não ser derrubada.
Nem mesmo Elon Musk, dono do Twitter/X, escapou das piadas, com memes que ressaltaram a migração dos usuários para a plataforma do bilionário depois de os concorrentes Facebook e Instagram saírem do ar.
Leia também: “Meta tem 30 dias para mudar de nome no Brasil; saiba por que”
Outros países também tiveram problemas
A situação não foi diferente em outros países, onde usuários também registraram a ocorrência de instabilidade nas duas plataformas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, já são mais de 200 mil reclamações contra o Facebook e mais de 40 mil queixas com relação ao Instagram.
Leia também: “Empresa dona do Facebook e do Instagram alerta: Mark Zuckerberg pode morrer a qualquer momento”
Os números de usuários afetados também foram elevados no Reino Unido, onde mais de 150 mil pessoas reportaram problemas com o Instagram e mais de 25 mil com o Facebook.
Meta diz que está resolvendo problema
O diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no Twitter/X que a empresa está ciente da instabilidade e que está trabalhando para resolver o problema.
Até a conclusão desta reportagem, as plataformas ainda apresentavam instabilidade.