O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NUGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) emitiu, na quinta-feira 25, uma nota interna em que orienta funcionários, professores e estudantes a tratarem corretamente os “alunes transgêneres”. Segundo a instituição, o objetivo é uniformizar essas práticas dentro do campus.
Quanto ao uso do “nome social” por estudantes maiores de 18 anos, o NUGS afirma que a questão está “pacificada”. Nesse caso, os estudantes poderão inserir em documentos oficiais os nomes que quiserem. Sob o argumento de defesa “dos direitos fundamentais de cidadania”, o grupo recomenda que os alunos menores de 18 anos sejam oralmente chamados da forma que desejarem.
Relacionadas
Com base em um entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), o NUGS destaca que a pessoa transgênera não pode ser proibida de usar o banheiro do gênero com o qual se identifica. Portanto, um homem que se considera mulher poderá entrar no banheiro feminino. E vice-versa. Segundo o NUGS, a identidade sexual está ligada à dignidade da pessoa humana e aos direitos da personalidade.
O NUGS afirma, amparando-se em uma decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que os servidores e estudantes têm liberdade para utilizar a “linguagem inclusiva” e requerer a utilização de formas de tratamento que expressem sua identidade.
Leia na íntegra a nota técnica do IFSP sobre o “tratamento de alunes transgêneres”
Leia mais: “O dogma trans tomou conta das escolas”, artigo de Joanna Williams, da Spiked, publicado na Edição 115 da Revista Oeste
Não consigo identificar o que é mais inútil no caso! a norma estabelecida, a necessidade de uso da norma ou a inutilidade do Ministro Fachin no que deveria ser a sua função
Absurdo, o instituto fazendo desserviço à nação que lhe paga
Espero que com Bolsonaro reeleito, essa porcaria seja fechada.
Eu li rápido “tratamento”.. achei que eles iriam conseguir se tratar…
Preciso de uma cartilha dessas. Acabou o jornal onde o cachorro faz as necessidades dele.
Seu merdinha preconceituoso! Aprende a respeitar os outros!
kkkk muito boa !