É o que diz a fonoaudióloga e especialista em linguagem Lilian Papis
O isolamento social — medida adotada para combater a propagação do novo coronavírus — pode trazer prejuízos no desenvolvimento da fala e linguagem das crianças obrigadas a ficar em casa devido à pandemia, alertam especialistas.
“Principalmente pela falta de estímulos ambientais e sociais que estavam anteriormente expostas, como por exemplo, na escola, saída com amigos e passeios em família”, explica a fonoaudióloga e especialista em linguagem Lilian Papis.
Mesmo com a reabertura das escolas, muitas crianças mantiveram sua rotina em casa, com os pais trabalhando em home office ou sob os cuidados de outros adultos. Agora, com as férias escolares e o aumento do número de casos de covid-19, os pequenos voltarão a ficar exclusivamente em casa — o que deve aumentar o uso de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares ou computadores. Portanto, as crianças ficam privadas da comunicação verbal.
“Pode começar a haver atrasos no desenvolvimento oral e dificuldades auditivas, tanto periféricas, pelo alto volume ou uso excessivo de fones de ouvido, como também de atenção, concentração e processamento auditivo central”, aponta a fonoaudióloga.
Leia também: “Pandemia causa fome a crianças do Reino Unido”
1,9 milhão de agentes chineses atuando no ocidente, desde estudantes a assessores de gabinete dos poderes da República. E ninguém ousa falar que estamos na terceira guerra mundial, enfrentamos sozinhos o ataque comunista com guerra biológica, só nós estamos perdendo… agora querem aprovar a venda de nacos do nosso território com intuito de receber de volta o dinheiro que usamos para comprar vacinas do nosso pior inimigo. Vacina que ninguém sabe se é veneno em pequenas doses.
Qual é o verdadeiro objetivo do isolamento social? Combater a doença, sendo que provou ser ineficaz? Não! O objetivo disso é, cfm a obra de George Orwell, 1984, de isolar as pessoas social e linguisticamente de modo a destruir o individuo como ser social e, com isso, o limitar ao máximo para que seja facilmente controlado. É mais fácil controlar o individuo fora da sociedade, isolado dela, que uma sociedade inteira de indivíduos estreitamente ligados. Isso é guerra psicológica, guerra hibrida. É esses políticos e juízes que sustentam isso deveriam estar todos eles presos por alta traição ao seu povo.