publicidade
Coronavírus — Brasil, Brasil

Isolamento social pode prejudicar desenvolvimento da fala de crianças

É o que diz a fonoaudióloga e especialista em linguagem Lilian Papis

Brasil, São Paulo, SP, 11/11/2005. Retrato de sala de aula com crianças surdas do Colégio Rio Branco, na Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo. - Crédito:EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:191469

É o que diz a fonoaudióloga e especialista em linguagem Lilian Papis

Isolamento Social, Criança, Pandemia
Por causa do isolamento social, crianças podem sofrer atrasos no desenvolvimento oral | Foto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo

O isolamento social — medida adotada para combater a propagação do novo coronavírus — pode trazer prejuízos no desenvolvimento da fala e linguagem das crianças obrigadas a ficar em casa devido à pandemia, alertam especialistas.

Receba nossas atualizações

“Principalmente pela falta de estímulos ambientais e sociais que estavam anteriormente expostas, como por exemplo, na escola, saída com amigos e passeios em família”, explica a fonoaudióloga e especialista em linguagem Lilian Papis.

Mesmo com a reabertura das escolas, muitas crianças mantiveram sua rotina em casa, com os pais trabalhando em home office ou sob os cuidados de outros adultos. Agora, com as férias escolares e o aumento do número de casos de covid-19, os pequenos voltarão a ficar exclusivamente em casa — o que deve aumentar o uso de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares ou computadores. Portanto, as crianças ficam privadas da comunicação verbal.

“Pode começar a haver atrasos no desenvolvimento oral e dificuldades auditivas, tanto periféricas, pelo alto volume ou uso excessivo de fones de ouvido, como também de atenção, concentração e processamento auditivo central”, aponta a fonoaudióloga.

Leia também: “Pandemia causa fome a crianças do Reino Unido”

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Marcelo
    Marcelo

    1,9 milhão de agentes chineses atuando no ocidente, desde estudantes a assessores de gabinete dos poderes da República. E ninguém ousa falar que estamos na terceira guerra mundial, enfrentamos sozinhos o ataque comunista com guerra biológica, só nós estamos perdendo… agora querem aprovar a venda de nacos do nosso território com intuito de receber de volta o dinheiro que usamos para comprar vacinas do nosso pior inimigo. Vacina que ninguém sabe se é veneno em pequenas doses.

    1. Renato Torres de Almeida
      Renato Torres de Almeida

      Qual é o verdadeiro objetivo do isolamento social? Combater a doença, sendo que provou ser ineficaz? Não! O objetivo disso é, cfm a obra de George Orwell, 1984, de isolar as pessoas social e linguisticamente de modo a destruir o individuo como ser social e, com isso, o limitar ao máximo para que seja facilmente controlado. É mais fácil controlar o individuo fora da sociedade, isolado dela, que uma sociedade inteira de indivíduos estreitamente ligados. Isso é guerra psicológica, guerra hibrida. É esses políticos e juízes que sustentam isso deveriam estar todos eles presos por alta traição ao seu povo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.