Dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) mostram que a circulação impressa de jornais continua em queda. Em setembro, foram 13,6% exemplares a menos, em comparação com o fim de 2020, conforme levantou o site Poder 360 nesta segunda-feira, 8.
Dez publicações tradicionais registraram tombo: Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Super Notícia (MG), Zero Hora (RS), Valor Econômico, Correio Braziliense (DF), Estado de Minas, A Tarde (BA) e O Povo (CE).
Veja o ranking
Digital
Leia também: “Globo inquieta”, reportagem publicada na Edição 85 da Revista Oeste
Concordo plenamente, Estevão!
Inclusive, já entrei em contato com o Google pela ferramenta de sugestões (feedback), questionando a imposição desses tradicionais veículos de comunicação da imprensa marrom no Explorer e Google notícias, ao ignorar deliberadamente as preferências dos usuários que eles tão facilmente coletam os dados pessoais por meio dos algoritmos de buscas, se cogitando mesmo da existência de terceiros subsidiando a disseminação de informações manipuladas típicas da mídia marrom por meio desses aplicativos de notícias pré instalados nos Androids e outros sistemas operacionais.
E o pior que, mesmo rejeitando a fonte de notícias, eles empurram subsidiariamente outras fontes de mídia alternativa ainda mais descaradas, como a dos “movimentos sociais”, insultando deliberadamente as preferências do usuário.
Só ainda não abandonei completamente esses aplicativos pelo enorme alcance deles na sociedade, atingindo mais de 80% de participação no mercado apenas o Android, ciente do estrago que isso já vem causando e na esperança de que aperfeiçoem o sistema a partir das constantes sugestões dos usuários, como venho insistindo com o atendimento deles há algum tempo.
Eita !! Os dados estão trocados/errados… Vamos ser mais profissionais por favor!?
Por mim, podem até fechar.
Nem is números o jornalista não confere? E querem ter leitores? O nível está ridículo. O jornalista ou a jornalista deve ter o cabelo verde ou azul.
Corrijam ai os números do Estado de Minas e da Tarde de 2021, estão invertidos.
O digital cresceu porque muitas páginas e navegadores impõem alguns jornais e não nos dão opção de não querer vê-los em nossos aparelhos. Explorer e Edge com a Folha de SP e Google e Yahoo com UOL.