Jornais registram queda de 13,6% no impresso em 2021

Publicações tiveram alta de 6,4% no digital
-Publicidade-
Dez publicações tradicionais registraram tombo
Dez publicações tradicionais registraram tombo | Foto: Divulgação/Canva

Dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) mostram que a circulação impressa de jornais continua em queda. Em setembro, foram 13,6% exemplares a menos, em comparação com o fim de 2020, conforme levantou o site Poder 360 nesta segunda-feira, 8.

Dez publicações tradicionais registraram tombo: Folha de S.PauloO GloboO Estado de S. PauloSuper Notícia (MG), Zero Hora (RS), Valor EconômicoCorreio Braziliense (DF), Estado de MinasA Tarde (BA) e O Povo (CE).

Veja o ranking

-Publicidade-

Digital

jornais

Leia também: “Globo inquieta”, reportagem publicada na Edição 85 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Concordo plenamente, Estevão!
    Inclusive, já entrei em contato com o Google pela ferramenta de sugestões (feedback), questionando a imposição desses tradicionais veículos de comunicação da imprensa marrom no Explorer e Google notícias, ao ignorar deliberadamente as preferências dos usuários que eles tão facilmente coletam os dados pessoais por meio dos algoritmos de buscas, se cogitando mesmo da existência de terceiros subsidiando a disseminação de informações manipuladas típicas da mídia marrom por meio desses aplicativos de notícias pré instalados nos Androids e outros sistemas operacionais.

    E o pior que, mesmo rejeitando a fonte de notícias, eles empurram subsidiariamente outras fontes de mídia alternativa ainda mais descaradas, como a dos “movimentos sociais”, insultando deliberadamente as preferências do usuário.

    Só ainda não abandonei completamente esses aplicativos pelo enorme alcance deles na sociedade, atingindo mais de 80% de participação no mercado apenas o Android, ciente do estrago que isso já vem causando e na esperança de que aperfeiçoem o sistema a partir das constantes sugestões dos usuários, como venho insistindo com o atendimento deles há algum tempo.

  2. Nem is números o jornalista não confere? E querem ter leitores? O nível está ridículo. O jornalista ou a jornalista deve ter o cabelo verde ou azul.

  3. O digital cresceu porque muitas páginas e navegadores impõem alguns jornais e não nos dão opção de não querer vê-los em nossos aparelhos. Explorer e Edge com a Folha de SP e Google e Yahoo com UOL.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.