Dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina se declararam suspeitos para julgar um recurso envolvendo o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan.
A decisão ocorreu depois de ambos terem participado de um jantar oferecido por Hang, o que levou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a abrir uma investigação sobre a conduta dos juízes.
O evento, que reuniu mais de dez magistrados, foi realizado em 16 de dezembro, em Brusque, Santa Catarina. A ocasião celebrou a reinauguração da Casa Renaux, um prédio histórico restaurado por Hang.
A participação dos juízes no jantar gerou dúvidas sobre a imparcialidade, uma vez que Hang está envolvido em processos no tribunal.
A juíza Haidée Denise Grin, relatora do caso desde outubro, pediu a redistribuição do processo em 19 de dezembro. Ela afirmou: “para que não paire qualquer dúvida sobre minha imparcialidade no exercício da judicatura”.
O processo foi, então, redistribuído ao juiz André Carvalho, que também se declarou suspeito.
“Diante de recente contato estabelecido com uma das partes, a qual, até então, não conhecia pessoalmente, declaro-me suspeito para julgar o presente processo, a fim de evitar questionamentos futuros e garantir a confiança na justiça”, disse.
O recurso contra Luciano Hang
![Luciano Hang](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/05/Hangg.jpg)
O recurso foi apresentado pela defesa de Guilherme Howes Neto, professor em Santa Maria, Rio Grande do Sul, condenado a pagar R$ 20 mil a Hang por danos morais, por postagens em redes sociais.
O CNJ iniciou a investigação antes das declarações de suspeição, conforme determinação do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça.
Se comprovada a parcialidade dos juízes, a punição pode ser a aposentadoria compulsória.
Entre os desembargadores presentes no evento, Saul Steil e Jairo Fernandes Gonçalves já haviam decidido a favor de Hang em 2021.
Em nota, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina declarou que “o princípio da independência funcional garante aos magistrados a autonomia e a imparcialidade necessárias ao exercício de suas funções”.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Que palhaçada… se os juizes se maniferstarem a favor serão aposentados, trocados até que encontrem juizes que condenem Hang, um homem admirável.
Enquanto isso AM continua como vitima, investigador e juiz de casos omde está indubitavelmente, envolvido. Não permite q as vitimas coneçam o teor dos processos e impede a defesa dos advogados.
E o resto do STF, continua, por bem ou por mal, refem do AM.
Chiquinho Brazão é um criminoso corrupto cínico e assim não é nenhuns novidade ser protegido por esta corte criminosa insana
O triste que eles só fazem isso após cobrança externa, isso deveria ser rotina inclusive no STF. As relações institucionais ficam mais transparentes e mais seguras. Ao contrário do que ocorre no TSE e STF é juiz abrindo inquérito de ofício, essa falta de transparência vai minando as relações judiciárias.
Piada pronta: os juízes e desembargadores que demonstrem certo grau de parcialidade, são aposentados compulsoriamente. Os ministros do STF que julgam processos das esposas, como tofoli, gilmar e outros, nem sentem vergonha de serem tão desonestos e vagabundos.
Enquanto isso Moraes não é declarado suspeito sobre julgar casos onde ele é réu. Zanin não se declarou suspeito ao ser indicado por Lula, uma vez que foi seu advogado. Nem Toffolli se declarou suspeito por ter sido advogado do PT e o cognominado “Amigo do amigo do meu pai” na Lava Jato. Estranho, o conceito “suspeito” vale somente para quem não faz parte da toga lulopetista.
O CNJ funciona parcialmente? Como não funciona para os 9 do STF?
Pode ser porque não são juízes de verdade!
Pois é….acertou, no STF não dão juízes, são ministros……cargo beeeem mais acima
Exemplo a ser seguido por ilustres ministros do stf… o que não creio que farão, dado aos elevados graus de hipocrisia, vaidade cega, prepotência e soberba… pobre Justiça
Hipócritas, só o stf pode. Os outros são suspeitos. CNJ covarde
O Judiciário está cada vez mais sm vergonha.
Esses cara do stf fizeram e fazem eventos no exterior patrocinados por processados em instâncias superiores inclusive no próprio stf, é uma hipocrisia descarada da bandidagem….
Ao invés de invesrigar os juízes que apenas seguiram o padrão imoral do stf de irem à convescotes, o cnj deveria se espelhar nos juízes catarinenses que tiveram a dignidade de se declararem suspeitos na ação do Hang.
Meu, o velho da Havan emprega 23000 pessoas estaria ele preocupado com ação de 20 mil ? Quem deveria declarar suspeição são os nomeados pelo carniça.
O PCC emprega bem mais kkkkkkkkk
Pelo menos fizeram o correto, como diz o código processo cívil
Que vergonha …magistrados se declaram suspeitos após serem flagrados em jantar com uma pessoa da qual há processos nos quais os mesmos terão que dar ” suas sentenças” ! Que vergonha hein ,senhores e senhoras magistrados(as) ! Fico triste com essas notícias …isso é Brasil,sil….
Isso é besteira,Tofoli ,Zanin e tantos outros não poderia estar no STF
Mendonça TB não……cita ele tb