publicidade
Brasil

Justiça bloqueia CNH e passaporte de um dos homens mais ricos do Brasil

A decisão contra o dono da João Fortes Engenharia é por causa de uma dívida com o Bradesco

homens mais ricos do Brasil
A decisão é por causa de uma dívida do empresário com o banco Bradesco | Foto: Foto: Reprodução

Antônio José Carneiro — um dos homens mais ricos do Brasil, segundo a revista Forbes — teve a carteira de motorista e o passaporte bloqueados pela Justiça. Além de Carneiro, a mulher dele também teve os documentos retidos.

A decisão, da 8ª Vara Cível de Niterói, no Rio de Janeiro, foi por causa de uma dívida com o banco Bradesco, no valor de R$ 2 milhões. O juiz Rafael Rezende das Chagas aplicou a medida como instrumento de pressão, para forçar o pagamento dos valores. Ele atendeu a um pedido da instituição financeira, que tenta, há três anos, receber o valor.

Receba nossas atualizações

De acordo com o magistrado, o empresário declarou patrimônio de mais de R$ 1 bilhão no ano de 2019. No entanto, segundo o Bradesco, apesar da declaração de renda apontar a existência do valor, a quantia nunca foi encontrada.

A empresa de Carneiro — João Fortes Engenharia, do ramo de construção e incorporação — está em processo de recuperação judicial. A dívida que levou ao bloqueio de seus documentos pessoais foi contraída, originalmente, pela empresa. Ele e a mulher são os fiadores do contrato.

O casal ainda pode recorrer dessa decisão. Os advogados do empresário não comentaram a decisão judicial.

Medidas como retenção de passaporte e carteira de motorista, chamadas de atípicas no meio jurídico, começaram a ser aplicadas pelos juízes para pressionar os devedores a pagarem as suas dívidas, depois que o novo Código de Processo Civil entrou em vigor, em março de 2016.

Essa mudança gerou enorme discussão e foi, recentemente, julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros decidiram, por 10 votos a 1, que as medidas atípicas são válidas e podem ser aplicadas pelos juízes.

Relacionadas

0 comentários
  1. Miklós Battonyai
    Miklós Battonyai

    Se a moda pega não teremos mais engarrafamentos nas grandes capitais…

  2. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    Aas ruas vão se esvaziar de carros, com certeza milhares de pessoas são devedores de alguma instituições. Quanto ao passaporte, sem problemas, eles nunca iram viajar para conhecer a Disney, só sonhar.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade