A juíza Dalia Zaro Queiroz, da Vara do Juizado Especial do Consumidor de Salvador (BA), determinou na sexta-feira 26 que a Apple e a Lojas Americanas forneçam carregador e fone de ouvido a um consumidor que comprou um iPhone. Segundo a magistrada, “foge à razoabilidade que um aparelho celular seja vendido sem o respectivo carregador, porquanto seja necessária a reposição de carga para que seja funcional”.
À Justiça, o consumidor em questão alegou ter comprado na Lojas Americanas um celular fabricado pela Apple. No entanto, o produto teria vindo sem carregador nem fone de ouvido. Ele diz que essa medida configura venda casada (termo utilizado para descrever a situação em que o consumidor só consegue adquirir um produto se também levar outro). Por isso, o cidadão pleiteou indenização moral e material.
Relacionadas
A multinacional, por sua vez, alegou que o não fornecimento dos produtos tem o objetivo de diminuir o impacto climático.
Além de determinar que a Apple e a Lojas Americanas forneçam o carregador e o fone de ouvido ao consumidor, Dalia ordenou o pagamento de uma multa de R$ 5 mil.
Leia mais: “Procon multa Apple e Samsung por venda de celular sem carregador”
Comprei 2iphones 11, entrei com queixa no Procon-Sp por não virem com carregador, mas não obtive sucesso . É possível hoje conseguir que a empresa forneça os acessórios?
O custo de um fone de ouvido e uma fonte é ridículo demais perto do valor absurdo que esles cobram, aliás até a embalagem deve custar mais caro que estes. Vergonhosa economia!
Medida ambiental….kkkk…conta outra…
Quem está substituindo seu aparelho tem o carregador e o fone do aparelho anterior, e agora será OBRIGADO a pagar por mais um carregador e mais um fone de ouvido. Ou vcs acham que ao acrescentar o carregador e o fone o preço não vai subir? A tutela do estado nas relações entre entidades privadas e o cidadão só prejudica o cidadão. Quem está no seu terceiro ou quarto aparelho vai fazer coleção de acessórios.
As pessoas nao ficam com os celulares antigos, vendem ou dao pra alguem, portanto nao tem os carregadores…desculpa esfarrapada essa. E a margem de lucro e mais q suficiente pra cobrir isso sem aumentar o preço. Todo lançamento da apple vem com um preço absurdo, muito acima do anterior e menos de 1 ano depois esta custando a metade e ainda dando lucro. Vc deve ser funcionário da apple pago pra defender o indefensavel.
E a grande maioria que não tem nenhum aparelho, finalmente deixará de ser enganado e tb deixará de comprar piratas que estragam o aparelho e colocam até suas vidas em risco.
Ja vc, faça uma exposição, tonto.
Doutor, abra seu portão … … …
…sugiro a Apple e Americanas chamarem o Fachin. É! Aquele velhote narcotraficante do STF que libertou o chefe da gang…
Não fornece os acessórios porque provocam impacto climático. E a bateria do aparelho, não provoca mil vezes mais ? Me engana, que eu gosto