publicidade
Brasil

Justiça decreta falência do grupo Itapemirim

As dívidas tributárias da companhia somam R$ 2,8 bilhões

itapemirim
Sidnei Piva, presidente do grupo Itapemirim | Foto: Divulgação

A Justiça de São Paulo decretou, na quarta-feira 21, a falência da Viação Itapemirim e suas subsidiárias. Proferida pelo juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, a decisão atendeu a um pedido do banco Bradesco, um dos credores da companhia.

A recuperação judicial ocorria desde 2016. Atualmente, a empresa tem dívidas tributárias que somam quase R$ 3 bilhões.

Receba nossas atualizações

A Justiça também indisponibilizou os bens de Sidnei Piva de Jesus, dono da empresa, por entender que a Piva Consulting, outra companhia dele, teria gerado “confusão patrimonial”, ou seja, misturado os rendimentos das duas pessoas jurídicas.

“Deverá o administrador judicial proceder à venda de todos os bens da massa falida no prazo máximo de 180 dias sob pena de destituição, salvo por impossibilidade fundamentada, reconhecida por decisão judicial”, determinou a sentença.

A empresa de transporte rodoviário e aéreo foi alvo de diversas polêmicas, incluindo brigas entre sócios e administradores, nos últimos anos.

Um dos capítulos mais comentados nos últimos tempos foi quando a companhia, mesmo estando em recuperação judicial, conseguiu a autorização para montar uma empresa do setor aéreo, a ITA, em meio à pandemia de covid-19, um dos momentos de maior crise para o segmento.

O negócio da Itapemirim ficou no ar por seis meses, entre acusações de atrasos de salário e de outros direitos de trabalhadores. No fim de 2021, pouco antes do Natal, a ITA cancelou subitamente seus voos, deixando milhares de passageiro sem atendimento.

Na decisão, o juiz também autorizou um contrato de massa falida com a transportadora Suzano que, por pelo menos um ano, vai assumir os serviços oferecidos pelo grupo.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.