publicidade
Brasil

Justiça autoriza prisão domiciliar para 'Dama do Tráfico'

Luciane Barbosa é casada com um dos principais líderes do Comando Vermelho no Amazonas

Dama do tráfico doações
Luciane Barbosa Farias, conhecida como 'Dama do Tráfico' | Reprodução/Instagram/@luhfariasoficial

A Justiça do Amazonas determinou que Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”, passe a cumprir a pena em prisão domiciliar. A decisão, emitida na quarta-feira 19, alterou o regime fechado para monitoramento eletrônico em casa.

Luciane, condenada a dez anos de reclusão por associação ao tráfico, integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro para o Comando Vermelho (CV), estava presa desde 8 de maio, quando policiais a encontraram em uma residência, na zona norte de Manaus, depois de cinco meses foragida. Ela é casada desde 2012 com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, um dos principais líderes da facção no Amazonas.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A autorização para a prisão domiciliar foi concedida na última sexta-feira, 21, e prevê o uso de tornozeleira eletrônica. Entre o início da pena em regime fechado e o retorno para casa, Luciane permaneceu 177 dias detida, período equivalente a cinco meses e 24 dias.

“Dama do Tráfico”, ao lado de Guilherme Boulos, líder do PSol | Foto: Reprodução/Redes sociais

A defesa entrou com novos pedidos para que ela deixasse o presídio baseados em um laudo social, que descreveu riscos emocionais e psicológicos graves para as duas filhas da Dama do Tráfico. Segundo a defesa, a filha mais velha, de 18 anos, enfrenta transtornos emocionais, enquanto a mais nova, de 11 anos, apresenta sinais de ansiedade e depressão.

O Ministério Público do Amazonas foi favorável à concessão. O argumento central para a soltura foi a necessidade de Luciane cuidar das filhas, em situação descrita como “grave risco emocional e psicológico”. A decisão afirmou a importância de garantir estabilidade e acompanhamento às meninas e considerou a ausência de rede de apoio como fator prejudicial ao bem-estar e desenvolvimento delas.

Luciane deverá cumprir a pena em casa por seis meses, período depois do qual sua situação será reavaliada. Durante esse tempo, ela será monitorada eletronicamente e precisará seguir as exigências impostas pelo Judiciário.

Luciane Barbosa Farias, conhecida como a 'Dama do Tráfico' se reuniu com o secretário de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, e com o secretário da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco | Foto: Reprodução/Twitter/X
Em 13 de novembro, a reportagem do Estadão, revelou que Luciane Barbosa Farias, a ‘Dama do Tráfico’, teve duas reuniões dentro do Ministério da Justiça | Foto: Reprodução/Twitter/X

“Dama do Tráfico” teve reuniões com integrantes do governo Lula

A Dama do Tráfico ganhou notoriedade em 2023, ao participar de encontros no Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Conselho Nacional de Justiça e no Congresso Nacional. Na ocasião, ela se apresentava como presidente do Instituto Liberdade do Amazonas, organização acusada de receber recursos do Comando Vermelho.

Consta que Luciane esteve ao menos duas vezes no Ministério da Justiça, então sob comando de Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal. Ela se reuniu com Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos, e Rafael Velasco Brandani, ex-chefe da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

De acordo com a mulher do líder do CV, a finalidade das reuniões era apresentar um relatório sobre as condições precárias dos detentos do sistema prisional no Amazonas, informou a fonte da matéria.

Leia também:

5 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Bacana, traficante pode ter prisão domiciliar, verdade os julgamentos são uma pornochanchada, menosprezando nosso intelecto e a ética real.

  2. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    A dama do tráfico de narcóticos tem seus privilégios, enquanto inocentes a masmorra …isso é Brasil

  3. David S
    David S

    Puxa, é mesmo!
    A coitadinha tem amigos poderosos.
    Lembram da visita feita por esta bandida, ao ministério da “justiça”?….

  4. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Se é CUMPANHEIRO pode ir pra casa !
    Provavelmente vai receber um auxílio do governo também !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade