publicidade
Brasil

Justiça libera postos para trabalhar sem frentistas

A modalidade é proibida no Brasil, mas funciona em outros países, como nos Estados Unidos

frentistas
Posto de combustível em Brasília | Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Justiça Federal autorizou uma empresa de postos de combustíveis a oferecer autosserviço de abastecimento aos clientes dispensando o trabalho de frentistas. A modalidade é proibida no Brasil, mas funciona em outros países, como nos Estados Unidos.

A rede de postos de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, acionou a União para conseguir a liberação. Na ação, a empresa afirmou que tem dificuldade para contratar frentistas na região e argumentou que a recarga de veículos elétricos já é feita pelo sistema de autosserviço.

Receba nossas atualizações

O juiz Joseano Maciel Cordeiro, da 1ª Vara Federal do município, entendeu que a lei de 2000, que veda o serviço, é incompatível com outras legislações, como a da liberdade econômica e a da inovação tecnológica.

A justificativa, na época da criação de lei, era que o manuseio de combustíveis requer prática e treinamento, além de conhecimento das normas de segurança. Também citava a preservação do emprego dos frentistas.

Na avaliação do magistrado, porém, a eventual permissão do uso de bombas de autosserviço não exime os postos de se submeterem à fiscalização dos órgãos competentes e não afasta a responsabilidade civil das empresas.

Ele também cita notas técnicas recentes do Ministério de Minas e Energia que não classificam a atividade como de alto risco. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

Relacionadas

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Antonio Carlos Lameira
    Antonio Carlos Lameira

    O tiro vai sair pela culatra, se for implementado esta modalidade, motoristas que se tiverem oportunidade além do combustível, roubarão até as bombas. O Brasil é a terra da farinha pouca meu pirão primeiro, nós não temos esta cultura, mas é regra na Europa.

  2. João Mário
    João Mário

    Logo logo a gazelinha saltitante vai chorar no colo de alguém na casa de horrores de brasolândia alegando que vai gerar desemprego.
    Politicanalhas do atraso. Carro elétrico existe comercialmente desde 1908, por aqui temos uma tal estatal dita O PETRÓLEO É NOSSO, só que o nosso significa politicanalhas, diretores e desgovernadores roubando o brasileiro na cara dura. Fora os acionistas que faturam horrores, os desgovernadores são os que mais roubam, chega a 51,5% de ICMS na gasolina na bomba

  3. Miguel Arcanjo Peruna
    Miguel Arcanjo Peruna

    Quanto menos atravessadores no caminho do comprador, melhor

  4. Bruno Caetano
    Bruno Caetano

    Fico triste pelo emprego dos frentistas, mas como dito, em países desenvolvidos essa profissão já está em desuso, sendo considerada em alguns, subemprego. Ainda, a figura do frentista contribui hj mesmo que em uma minima fração no valor do combustível ao consumidor, de onde o empregador precisa tirar o custeio da folha de pagamento. Em contrapartida, o momento para estas pessoas, assim como tb cobradores de ônibus coletivos, trabalhadores de inúmeros outros setores da sociedade que prestam serviços de forma exclusiva com MO manual e, num futuro não muito distante, eventualmente até mesmo condutores profissionais de todos tipos, principalmente para veículos prestadores de serviço, seria então para estas pessoas o futuro buscarem capacitar se como tecnólogos e intelectuais que oferecerão suporte e apoio ao funcionamento dessas tecnologias. Trabalhos manuais tenderão a serem cada vez mais substituídos pelas máquinas, é para o bem ou para o mal, uma naturalidade do progresso científico da sociedade humana.

    1. Lucia
      Lucia

      Eu tive uma professora no ginasio (qdo ainda chamava assim) alertando para o fim do trabalho bracal a partir da decada de 90. Infelizmente governos passados estavam muito ocupados roubando q nao serviu a populacao como deveriam oferecendo condicoes reais de aprendizado. Hoje a conta eh paga por esses q ficatam estagnados e tb em breve milhares de lojistas entrarao na contagem. Afinsl eh melhor montar um site e hospedar uma loja q mante la fisicamente seja onde for – rua, galeria ou shopping

  5. hamilton luiz langer
    hamilton luiz langer

    Nao me surpreenderia se as “excelências” vierem a cassar a autorização. Brasil, país do atraso!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade